Água da Capital 

Justiça determina que Cettraliq remova efluentes armazenados em suas dependências em 10 dias 

Se não cumprir a determinação, uma multa de R$ 200 mil será aplicada à empresa por cada dia de descumprimento

Por: Zero Hora
09/09/2016 - 20h28min
Justiça determina que Cettraliq remova efluentes armazenados em suas dependências em 10 dias  Bruno Alencastro/Agencia RBS
Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

A Justiça, por meio da 10ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central, determinou que a empresa Cettraliq faça a remoção de todos os efluentes armazenados nas dependências da própria companhia e depósito em outras centrais licenciadas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) nos próximos 10 dias.

Leia mais:
Cettraliq será fechada em definitivo na zona norte de Porto Alegre
Documentos mostram que Cettraliq vinha sendo investigada desde 2008
Cettraliq: "Nos fecharam depois de 21 vistorias sem ter qualquer prova concreta"

Se não cumprir a determinação, uma multa de R$ 200 mil será aplicada à Cettraliq por cada dia de descumprimento. A medida foi pedida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) por meio de ação civil pública.

No início de setembro, a Fepam decidiu fechar em definitivo a Cettraliq, que já estava com as atividades paralisadas devido a suspeitas de envolvimento da empresa com o gosto e cheiro ruins na água fornecida à população. Na última quinta-feira, Zero Hora mostrou que a Cettraliq vinha sendo investigada por diversas irregularidades desde 2008.

O pedido do Ministério Público também reforça que, caso a medida não seja tomada pela Cettraliq, o odor continuará alastrando-se, o que trará imensos prejuízos para o meio ambiente e consequentemente para a população.

Contraponto

Procurada pela reportagem de ZH, a assessoria de imprensa da Cettraliq informou que apenas a advogada da empresa pode falar sobre o assunto. Até o momento, ela não retornou as ligações.

*Zero Hora

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.