Dia perfeito

Sábado de sol, movimento e alegria no Acampamento Farroupilha

Programação do fim de semana prevê shows de Cristiano Quevedo, Cesar Oliveira e Rogério Mello, além do grupo Os Fagundes

10/09/2016 - 15h02min | Atualizada em 11/09/2016 - 17h18min
Sábado de sol, movimento e alegria no Acampamento Farroupilha Carlos Macedo/Agencia RBS
Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Em um dia ensolarado, que deu os primeiros sinais de uma primavera que se aproxima, o Acampamento Farroupilha remeteu, na tarde deste sábado, os mais nostálgicos a um dia sob as tradições pampianas. Piquetes cheios, a carne assando a céu aberto e famílias passeando, com crianças se lambuzando em costelas ou tomando sorvete. Esse era o ambiente no coração de Porto Alegre.

— Vivo o tradicionalismo desde sempre. Por isso, a nostalgia até poderia ser maior. Mas tudo isso faz eu me lembrar da terra de minha infância — diz o passo-fundense Paulo Guimarães, 62 anos, 31 deles em Porto Alegre.

Leia mais sobre o Acampamento Farroupilha

Todo pilchado, no rigor do tradicionalismo, Guimarães estava acompanhado da sua mulher, a também passo-fundense Marisa, 43 anos.

— Lembra Passo Fundo, sim. Dá uma saudadezinha — diz ela.

O que os dois demonstram lamentar? Os filhos, de 23 e 27 anos, cooptados pelos hábitos urbanos, não os acompanham neste sábado de sol de gauchismo prévio ao 20 de Setembro.

No piquete 30 de abril, nove familias compartilhavam pão com alho e coraçãozinho antes de começar a refeição propriamente dita. O clima era de alegria.

— Sou de Porto Alegre e vivo em Eldorado. Hoje está ótimo. Chega de chuva. Que coisa boa este sol — diz o patrão Régis Lima.

No piquete Querência do Peão, o assador Dionei Melo é só sorriso.

— Hoje é um dia pra lá de especial — declara, falando alto.

No piquete Estrela Gaudéria, o fogo de chão arde. Uma ovelha inteira é cercada de dois costelões de terneiro. O terneiro foi morto na noite de sexta-feira pelos próprios integrantes do piquete, que se chamam, uns aos outros, de "Bozó" — o porquê ninguém explicou. A ovelha foi comprada no próprio acampamento. As demais partes do novilho estavam já sendo servidos para cerca de 30 frequentadores.

— Aqui, é só alegria. Somos parceiros — diz Fábio Assunção, um dos "Bozós".

Mais de 100 mil pessoas devem passar pelo Acampamento Farroupilha neste fim de semana. A organização espera 50 mil visitantes neste sábado e outros 80 mil no domingo.

No fim de semana passado, foram 45 mil pessoas circulando pelo Parque Maurício Sirotksy Sobrinho. A expectativa de 130 mil pessoas para este fim de semana se deve ao tempo seco, ao rodeio crioulo, que vai até este domingo, e aos shows previstos na programação.

Neste sábado, às 21h30min, tem show de Cristiano Quevedo no Acampamento e, às 23h, Cesar Oliveira e Rogério Mello farão apresentação no parque. Neste domingo, há show previsto para às 21h30min do grupo Os Fagundes.

* Com Marcela Panke, da Rádio Gaúcha

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.