Trânsito

Até o final de novembro, EPTC começará a usar câmeras para multar por infrações nos corredores de ônibus

Empresa finalizará até a próxima semana a instalação da sinalização para informar os motoristas sobre a fiscalização eletrônica

07/10/2016 - 19h33min | Atualizada em 07/10/2016 - 19h33min
Até o final de novembro, EPTC começará a usar câmeras para multar por infrações nos corredores de ônibus Fernando Gomes/Agencia RBS
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) começará a multar, até o final de novembro, utilizando as câmeras de monitoramento de Porto Alegre. Inicialmente, as autuações vão ocorrer em oito locais: na Avenida Brasil, em dois pontos das avenidas Osvaldo Aranha e Protásio Alves, Borges de Medeiros com Praia de Belas, e em outros trechos da Avenida Cavalhada, na Zona Sul. As informações são da Rádio Gaúcha.

Nessas regiões, a EPTC finalizará até a próxima semana a instalação da sinalização para informar os motoristas sobre a fiscalização eletrônica. De acordo com o presidente do órgão, Vanderlei Cappellari, os locais foram escolhidos por causa dos constantes acidentes. Ele ressalta que as autuações serão apenas nos corredores de ônibus. 

Leia mais:
EPTC começa a instalar placas das câmeras de fiscalização
Usar câmeras de monitoramento para multar motoristas é permitido?

 – Identificamos nesses locais muitos acidentes e, por incrível que pareça, é comum carros ingressarem nos corredores de ônibus, por exemplo – explicou.

As imagens serão monitoradas por agentes de trânsito que ficam na Central de Monitoramento da EPTC. De lá, o agente tem como aproximar a câmera e identificar a placa do carro que cometeu a infração. Atualmente, a Central possui câmeras em 120 pontos de Porto Alegre. 

O início da fiscalização por câmeras estava previsto pela EPTC para começar em março de 2016, mas atrasou por causa de outros projetos prioritários.

O uso de câmeras para multar é permitido por lei e já é adotado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, na Região Metropolitana de Porto Alegre. 

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.