Porto Alegre

Morador de rua que vende livros usava nome do irmão e é foragido

Condenado por dois furtos, Paulo Gaieski disse a ZH que se chamava Lindomar, nome do irmão que mora na cidade de Áurea

16/10/2016 - 17h22min | Atualizada em 17/10/2016 - 10h59min
Morador de rua que vende livros usava nome do irmão e é foragido Bruno Alencastro/Agencia RBS
Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

Mostrado em reportagem na quarta-feira passada, o morador de rua que vende livros numa calçada da Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, mentiu sobre sua identidade. Disse se chamar Lindomar Jaido Gaieski, mas é Paulo Gaieski. Lindomar, agricultor em Áurea, no norte do Estado, é seu irmão.

O alerta foi do inspetor de polícia Gladstone Dassoler, de Áurea, que também informou: o morador de rua foi condenado por dois furtos. Ele é considerado foragido pelo Poder Judiciário e deve cumprir dois anos de medida de segurança no Instituto Psiquiátrico Forense, na Capital.

— Já avisei à Justiça que ele está em Porto Alegre — disse Dassoler.

Leia mais:
Vendedor ambulante, imigrante senegalês se prepara para dar aulas de francês
Homem vende mapas "à moda antiga" nas ruas de Porto Alegre

Sem notícias durante muitos anos, familiares de Paulo, 37 anos, pensavam que ele estivesse morto. Ao saber que seu nome havia sido usado pelo irmão, o verdadeiro Lindomar, 46 anos, procurou a delegacia de polícia de Áurea e registrou ocorrência.

No fim da tarde da última quinta-feira, ZH procurou Paulo em seu ponto habitual de venda de livros, no bairro Petrópolis. Ele demonstrou surpresa ao ser informado de que o irmão o reconhecera na reportagem. Enquanto recolhia os livros apressadamente em caixas de papelão, reafirmou chamar-se Lindomar. Ao meio-dia de sexta-feira, procurado novamente, no mesmo local, Paulo não foi localizado — deixara para trás apenas o cartaz, feito com um pedaço de papelão, no qual pedia doações de livros, roupas e alimentos. 

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.