Transtorno

Estados Unidos aumentam restrição para emitir vistos e surpreendem viajantes de Porto Alegre 

Regras tornam mais ampla a obrigatoriedade de viajar para fazer entrevista em São Paulo, Rio, Brasília ou Recife

30/01/2017 - 15h55min | Atualizada em 30/01/2017 - 21h08min
Estados Unidos aumentam restrição para emitir vistos e surpreendem viajantes de Porto Alegre  Roberto Azambuja/Agencia RBS
Centro foi inaugurado em 2014 Foto: Roberto Azambuja / Agencia RBS  

Restrições maiores para a emissão de vistos americanos, que começaram a valer nesta segunda-feira, pegaram de surpresa e causaram transtornos a viajantes que foram ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv) em Porto Alegre.

Não houve alerta oficial sobre o assunto: segundo relatos de agentes de viagem, as pessoas ficam sabendo quando chegam para o agendamento de encaminhamento do visto. A medida vem em meio à polêmica mundial sobre o decreto de Donald Trump vetando a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de sete países muçulmanos, aumentando as dúvidas de quem procurou o serviço, mantido pela embaixada americana no Brasil.

As mudanças incluem a isenção de entrevista para idosos a partir de 80 anos (antes, a regra valia para maiores de 66) e para jovens de até 13 anos, em vez de 16. O limite de renovação para um visto expirado caiu de quatro anos para um.

Leia mais
Em 2014, centro previa realizar 500 atendimentos por mês em Porto Alegre
Consulado dos EUA em Porto Alegre deve abrir até início de 2017
Agência Consular dos EUA fecha unidade de Porto Alegre

Alan Lunardi, da Porto Vistos, não conseguiu encaminhar os 11 pedidos de vistos marcados para a manhã desta segunda-feira. Sócio da consultoria AZM, Alessander Bellazer também teve a mesma dificuldade. Presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens no Rio Grande do Sul, João Augusto Machado conta que ocorreu o mesmo com clientes dele.

— Um casal de 70 anos acabou de ligar dizendo que não conseguiu encaminhar o visto e foi informado de que terá que fazer a entrevista — disse Machado.

Para fazer a entrevista, é preciso ir a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife. Não há data para inauguração do consulado em Porto Alegre. A Rádio Gaúcha esteve no Casv, mas não obteve informações — funcionários disseram para procurar a embaixada dos Estados Unidos. A reportagem falou com a assessoria de imprensa da embaixada em Brasília e aguarda um posicionamento.

O Casv foi criado em 2014 para facilitar a solicitação e renovação de visto para quem mora aqui. Na época, a previsão era inaugurar o consulado em 2015, mas depois foi revista para o início deste ano.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.