Em cima da história

"Bancos" de praça lembram o antigo lugar mais temido da cidade

Até outubro, prefeitura promete colocar cerâmica informativa para explicar que estruturas de concreto na Praça Júlio Mesquita são marcos da antiga Casa de Correção

Por: Jéssica Rebeca Weber
10/03/2017 - 17h21min | Atualizada em 10/03/2017 - 18h15min
"Bancos" de praça lembram o antigo lugar mais temido da cidade Jéssica Rebeca Weber/Agência RBS
Foto: Jéssica Rebeca Weber / Agência RBS  

Há duas elevações de concreto na Júlio Mesquita, praça em frente à Usina do Gasômetro. Com cerca de meio metro de altura e três de comprimento, elas destoam do deque de madeira itaúba. Para que servem?

— As pessoas usam para sentar, para deitar. Já vi gente fazendo até festinha de aniversário em cima — conta Maria Bueno Pereira, 66 anos, frequentadora da praça.

O que Maria não sabia — e provavelmente nem os que as utilizam como banco ou mesa — é que são marcos do lugar mais temido da cidade durante 100 anos.

Os blocos de concreto estão sobre a entrada da antiga cadeia de Porto Alegre, chamada Casa de Correção. Os alicerces, revelados durante as obras em 2016, foram tapados para a construção do deque de madeira. Por indicação de arqueólogos e da Secretaria Municipal de Cultura, foram construídos esses dois "elementos de concreto" para informar moradores e visitantes. 

Leia também:
Obras da orla ficam para outubro
É de gás ou é elétrica? Saiba onde estão o "falso" e o verdadeiro "gasômetro" 

Há três meses, a gestão anterior afirmou que os marcos seriam revestidos com cerâmica contendo uma ilustração história do local — sem precisar quando. 

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, órgão que fiscaliza a obra, esclarece que o escritório de arquitetura Jaime Lerner Arquitetos Associados está desenvolvendo uma "ambientação em cerâmica informativa", juntamente com a Secretaria Municipal da Cultura. De acordo com a prefeitura, isso deve ocorrer até outubro de 2017, quando se encerra o prazo da revitalização da orla do Guaíba. 

Leia mais notícias de Porto Alegre

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.