Seu bolso

IPTU em Porto Alegre: nova data para pagamento da primeira parcela

Muitos contribuintes relataram atraso no recebimento da guia

30/03/2017 - 10h03min | Atualizada em 30/03/2017 - 11h28min
IPTU em Porto Alegre: nova data para pagamento da primeira parcela Diego Vara/Agencia RBS
Foto: Diego Vara / Agencia RBS  

A prefeitura de Porto Alegre está oferecendo nova data para pagamento da primeira parcela do IPTU 2017, depois que muitos contribuintes relataram que receberam a guia após o vencimento, no dia 8 de março, devido a atrasos dos Correios. A Secretaria Municipal da Fazenda, então, esticou o prazo para 31 de março. Ainda assim, como as guias sempre estiveram disponíveis na internet, no site da Secretaria Municipal da Fazenda, este primeiro pagamento em nova data terá cobrança de multa de 2% mais juros de 1% ao mês. Para quem perder este novo prazo, a multa sobe para 10%, além da incidência de juros de 1% ao mês. 

As parcelas seguintes serão encaminhadas mensalmente via Correios e também poderão ser acessadas no site da Fazenda, informando a inscrição do imóvel ou o endereço. 

Para as pessoas que pagarem a primeira parcela amanhã, o vencimento das próximas ocorrerá no dia 31 (ou 30 nos meses em que este for o último dia), com juros, mas não com multa. Quem já pagou a primeira prestação no dia 8 continua com os próximos vencimentos para este dia, sem juros.

Leia mais
IPTU atrasado: saiba como não ir parar no SCPC
Calote ao IPTU pode resultar em perda do imóvel para o devedor

Desde o ano passado, o contribuinte que não pagar o IPTU em Porto Alegre pode ter o nome registrado em cadastros de proteção ao crédito e sofrer cobrança judicial. Para negociar IPTU atrasado de anos anteriores, é preciso ir à Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda, que fica na Travessa Mário Cinco Paus, s/nº, no Centro da Capital, das 9h às 16h.

Mais informações sobre o IPTU pelos telefones 156 (opção 4) e 3289-0156 (de outras cidades) ou pelo e-mail atendimentofazenda@portoalegre.rs.gov.br.