Pelas Ruas

Prefeitura tampa bueiro na Avenida Erico Verissimo

Alvo de reclamação no aplicativo Pelas Ruas, chapa metálica que cobria o buraco há uma semana deve permanecer no local até segunda-feira

Por: Vanessa Kannenberg
25/03/2017 - 10h34min | Atualizada em 14/04/2017 - 12h25min
Prefeitura tampa bueiro na Avenida Erico Verissimo Vanessa Kannenberg / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Vanessa Kannenberg / Agência RBS / Agência RBS  

Reclamação com maior número de apoiadores no aplicativo Pelas Ruas, o bueiro tampado de forma provisória com uma larga e pesada chapa metálica — tem duas toneladas — na Avenida Erico Verissimo, esquina com a Rua Marcílio Dias, está sendo fechado pela prefeitura na manhã deste sábado. 

Antes da barulhenta chapa ter sido colocada, o buraco ficou destampado por cinco dias, depois que a tampa do bueiro destinado à água da chuva ter se quebrado e soltado. 

O colunista Paulo Germano denunciou o descaso, mostrando, inclusive, que cabia uma pessoa dentro do buraco, na quinta, dia 16. No mesmo dia, a EPTC montou uma verdadeira operação, com guincho e cerca de 20 servidores, para colocar a chapa sobre o bueiro. Segunda a assessoria do Departamento de Esgotos Pluviais, o serviço estava marcado para acontecer desde a publicação no dia 16.

Leia mais:
VÍDEO: conheça o buraco de rua que exige uma escada para ser explorado
Conheça o app Pelas Ruas, ferramenta para quem quer uma cidade melhor

Foto: Reprodução / App Pelas Ruas

De acordo com Clodoaldo da Silva, operário do DEP que comanda a obra na manhã deste sábado, esse tipo de material é colocado de forma provisória nas ruas da Capital até que a solução definitiva seja providenciada. Ele diz que, no caso da Erico Verissimo, a demora ocorreu até que a tampa de metal fosse comprada.

Uma retroescavadeira, um caminhão, uma betoneira e nove servidores providenciavam a colocação dela nesta manhã. Por isso, a pista seguia em meia pista e o transito é lento na região.

Segundo Silva, a incômoda chapa metálica — que faz um barulho quando cada carro passa — será colocada novamente sobre o bueiro para que o concreto usado para fixar a tampa possa secar. Na segunda-feira, por volta de 9h, a chapa deve ser retirada.

APLICATIVO PELAS RUAS

Baixe o app:
Play Store (para o sistema operacional Android a partir da versão 6.0)
App Store (para smartphones que funcionam com iOS 9 ou superior)

Como usar

1)
 Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook.

2) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.

3) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.

4) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação (quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação).


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.