Zona Leste

Confira as novidades da Procissão do Morro da Cruz, que acontece nesta sexta-feira na Capital

Encenação que ocorre pelo 58º ano promete surpreender quem participar do tradicional evento em morro da Capital, nesta sexta-feira

14/04/2017 - 06h00min | Atualizada em 14/04/2017 - 11h22min
Confira as novidades da Procissão do Morro da Cruz, que acontece nesta sexta-feira na Capital Tadeu Vilani/Agencia RBS
O diretor do espetáculo, Camilo de Lélis (E), nos preparativos finais com o figurinista  Fabrízio Rodrigues Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS  

Em meio a tecidos impermeáveis, ramos de macela e material cenográfico, o figurinista Fabrízio Rodrigues, 34 anos, encara pela primeira vez o desafio de criar o novo figurino de um dos mais tradicionais eventos culturais de Porto Alegre, a Paixão de Cristo no Morro da Cruz. A encenação está programada para ocorrer nesta sexta-feira, com início às 15h, no Santuário São José do Murialdo, num trajeto de 1,5km até o alto do morro. Mas há uma semana, Fabrízio, que se divide entre Montenegro e Pelotas, vem trabalhando direto na produção dos cerca de 40 figurinos.

Leia mais
O que você precisa saber para acompanhar a procissão do Morro da Cruz, em Porto Alegre

Neste ano, duas homenagens serão feitas ao longo da encenação. E é para ambas que o figurinista tem dedicado a maior parte do tempo, já que são novidades no espetáculo afinado com a Campanha da Fraternidade, proposta pela CNBB em cada ano. A temática de 2017 é "Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida" tendo como lema "cultivar e guardar a criação". Os elementos água, terra, fogo e ar são um indicativo da linguagem para as novas cenas desse ano, com a licença artística do diretor Camilo de Lélis, dentro do roteiro bíblico tradicional.

— Decidimos homenagear São Francisco de Assis, considerado o protetor dos animais. Ele virá acompanhado de um coral de crianças do próprio morro e usará um capuz especial, que virará uma auréola durante o espetáculo. Nossa Senhora Aparecida também terá um momento especial durante a encenação —conta Fabrízio, sem revelar detalhes. 

"Não pode parar"

Sem patrocínio financeiro da prefeitura, a Via Sacra enfrentou dificuldades para ser realizada. Nem o apoio de uma rede de supermercados, fundamental para que o espetáculo não fosse cancelado, conseguiu conter a redução na quantidade de integrantes. Desta vez, a equipe contará com 30 artistas profissionais de teatro, dança, circo e cenotécnicos, que se revezarão em 40 papéis. Pelo menos cem figurantes da comunidade do Morro da Cruz também farão parte do roteiro. Confiante, o diretor vê o momento como um renascimento.

— Estou na direção há 24 anos e considero que fechamos um ciclo. Agora, começamos uma nova etapa, ainda mais bonita. O espetáculo não pode parar. Por isso, já estamos buscando apoiadores para o próximo ano — adianta Camilo. 

Camilo de Lélis crê em renovação do espetáculo Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

As curiosidades deste ano

— A ética na notícia — O repórter Manoel Soares representará Tomé, um dos 12 apóstolos. Tomé foi o primeiro repórter da era cristã, por haver testemunhado a ressurreição de Jesus, colocando um dedo na ferida dele. Primeiro confirmou a veracidade do fato "vendo para crer" e depois divulgou a notícia para todos, indo inclusive evangelizar a Índia, onde morreu martirizado por suas crenças.
* São Francisco de Assis — Diego Acauan, jovem ator, entrará em cena, na abertura como "São Francisco de Assis", em alusão à defesa dos biomas naturais.

— Cena das tentações — Na cena em que Jesus é tentado pelas forças do mal e questionado quanto à sua missão de salvador da humanidade, surge uma grande novidade, na imagem do Arcano Maior do Tarô (a carta XV — o diabo — na qual é referida a força descontrolada da irracionalidade, conduzindo o destino da Terra nos dias atuais).

— Distribuição de macelas — O padre Luis Carlos, da paróquia São José do Murialdo, benzerá as macelas que serão distribuídas aos espectadores. 

Leia as últimas notícias


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.