Proteção

Jovens podem fazer testes gratuitos de HIV na Redenção

Ação faz parte do projeto Fique Sabendo Jovem, promovido pela Unicef e Secretaria Municipal de Saúde

20/04/2017 - 15h54min | Atualizada em 20/04/2017 - 15h54min
Jovens podem fazer testes gratuitos de HIV na Redenção Divulgação / PMPA/PMPA
Foto: Divulgação / PMPA / PMPA  

Neste domingo (23), jovens entre 15 e 29 anos poderão realizar testes de HIV na unidade móvel do projeto Fique Sabendo Jovem, na Redenção, em Porto Alegre. O serviço estará disponível das 14h30 às 18h30, na Rua José Bonifácio, próximo do Monumento ao Expedicionário — mesmo local onde também estará no dia 30. Com segurança e privacidade, o resultado sai em apenas 30 minutos. Em caso de chuva, a ação será cancelada.

Veja também:
Baleia Rosa e Coelho Branco são opções ao jogo Baleia Azul
Imposto de Renda 2017: passo a passo da declaração para aposentados do INSS
Polícia indicia ex-presidente da Fasc e mais seis pessoas por fraudes em aluguel

Estratégia inovadora de prevenção e educação em saúde sobre direitos sexuais e reprodutivos direcionada à juventude, o projeto é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo é ampliar o número de testes voluntários e a prevenção, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. A ideia ainda é que o jovem diagnosticado reagente ao HIV não abandone o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida.

Equipada com consultórios, a estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento, além de ser adaptada a pessoas com necessidades especiais. Na Capital, o projeto é administrado pela Gerência de Políticas Públicas de Cuidado em Saúde - Transmissíveis da SMS. A população em geral tem acesso a testes rápidos de HIV nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.