Saúde

Paralisação de servidores municipais afeta atendimentos na área da saúde em Porto Alegre 

Vacinação contra a gripe é prejudicada na Capital 

19/04/2017 - 11h22min | Atualizada em 19/04/2017 - 11h22min
Paralisação de servidores municipais afeta atendimentos na área da saúde em Porto Alegre  Paulo Rocha/Rádio Gaúcha
Foto: Paulo Rocha / Rádio Gaúcha  

A área da saúde é a principal afetada pela paralisação de um dia convocada nesta quarta-feira pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre  (Simpa). A adesão de servidores é parcial e prejudica também a vacinação contra a gripe. A categoria protesta contra a ameaça de parcelamento de salários. A paralisação deve ser encerrada às 19h.                     

Os pronto atendimentos da Vila Cruzeiro do Sul e do bairro Bom Jesus atendem apenas casos graves. A Rádio Gaúcha observou nesta manhã pacientes sendo orientados a procurar outros locais - no caso, a sugestão é irem à UPA 24 horas, na Zona Norte.

O pronto atendimento da Vila Cruzeiro atende principalmente casos de trauma e realiza avaliações cirúrgicas. Já a unidade do Bom Jesus é referência do bairro em atendimentos clínicos e pediátricos. 

Leia mais
Servidores protestam em frente ao HPS da Capital 
Vídeo e ensaio fotográfico celebram o Dia Mundial da Bicicleta 
Entidade Rita Yasmin passa por dificuldades financeiras e pede ajuda 

Outro local afetado pela paralisação dos servidores é o Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana. Vacinas contra a gripe não estão sendo aplicadas. A unidade costuma ser uma das mais procuradas pelo público que quer se imunizar.

A Secretaria Municipal da Saúde negocia com servidores para tentar liberar a sala de vacinação do Centro de Saúde. Por enquanto, sem previsão. 

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o reflexo para a população é indireto. Isso porque os atendimentos estão sendo garantidos pelos servidores ligados ao Instituto Municipal Estratégia Saúde da Família (Imesf), regidos pela CLT, que compensam a ausência dos servidores estatutários. Por essa razão, os atendimentos podem demorar mais.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.