Celebração de Corpus Christi movimenta fiéis em Porto Alegre

Igreja pediu doações de peças de roupas para crianças carentes

15/06/2017 - 19h16min | Atualizada em 15/06/2017 - 19h16min
Celebração de Corpus Christi movimenta fiéis em Porto Alegre Francine Silva/Agencia RBS
Foto: Francine Silva / Agencia RBS  

A Arquidiocese de Porto Alegre deixou de lado a tradição dos tapetes coloridos no Corpus Christi deste ano. No lugar, o arcebispo dom Jaime Spengler fez um convite aos fiéis: doar peças de roupas para as crianças carentes atendidas pela Igreja Católica na Capital. E a comunidade respondeu ao pedido. Antes da missa da solenidade do Corpo de Cristo, em frente à Catedral Metropolitana, sacolas com doações encheram uma grande caixa colocada ao lado do altar. 

— Nós temos uma realidade sofrida nas nossas periferias, também dentro do presídio feminino de Porto Alegre — salienta dom Jaime.

Leia mais:
Tapetes coloridos e procissões celebram Corpus Christi no Estado

Segundo a EPTC, de 5 a 8 mil pessoas participaram do ato. Depois da celebração eucarística, que foi realizada em um palco montado na Rua Duque de Caxias, os fiéis acompanharam a procissão até a Igreja Nossa Senhora da Conceição, na Avenida Independência – onde ocorreu a bênção final.

O ostensório com a hóstia consagrada foi levado por dom Jaime sobre um carro da EPTC. Já a comunidade seguiu a pé pelas ruas do centro da Capital. Altares foram montados pela comunidade em alguns trechos do percurso. Moradores da região também acompanharam o trajeto pelas janelas e sacadas.

A solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é uma festa intitulada pela Igreja Católica no século XIII e que busca ressaltar a fé na presença de Jesus na Eucaristia.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.