Saúde

Hospital Parque Belém deve ter novo modelo de atendimento e nova administração 

Informação é do secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, que acredita que instituição, fechada desde 24 de maio, pode reabrir nos próximos meses

19/06/2017 - 17h55min | Atualizada em 19/06/2017 - 17h55min
Hospital Parque Belém deve ter novo modelo de atendimento e nova administração  Diego Vara/Agencia RBS
Foto: Diego Vara / Agencia RBS  

O Hospital Parque Belém, localizado no bairro Belém Velho, na zona sul de Porto Alegre, deve ter nova administração e novo modelo de gestão. A informação é do secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, que concedeu entrevista ao Gaúcha Atualidade nesta segunda-feira (19).

A casa de saúde fechou as portas em 24 de maio, depois de liberar os pacientes e demitir os cerca de 50 funcionários. Na época, apenas a ala psiquiátrica estava em funcionamento. Ao todo, o hospital conta com mais de 200 leitos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cinco salas de cirurgia e equipamentos para realização de exames e tratamentos.

Gabbardo acredita que o hospital pode ser reaberto nos próximos meses. 

– Mas depende da negociação das entidades que estão dispostas a assumir a casa de saúde e a família que detém o patrimônio – explica. 

Leia mais:
Hospital Parque Belém, em Porto Alegre, fecha portas, demite funcionários e transfere pacientes
Fechamento do Hospital Parque Belém: secretaria de Saúde descarta investir em instituição privada

O secretário garante que, a partir da negociação comercial e da definição da nova administradora, "não haverá dificuldades de recursos por parte do Estado".

Fundado em maio de 1940, a casa de saúde já esteve a pleno funcionamento, com quase a totalidade dos leitos ocupados e uma equipe de 480 profissionais. De acordo com Luiz Augusto Pereira, presidente da Associação Sanatório Belém, atual mantenedora do hospital, os problemas financeiros enfrentados pelos poderes públicos impactaram na sustentabilidade dos negócios.

Já a Secretaria de Saúde da Capital voltou a reiterar que não investirá recursos para socorrer instituições privadas e que atua de igual forma com todos os hospitais parceiros.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.