Cortesia em debate

Projeto que obriga restaurantes a oferecerem água potável grátis aos clientes promete causar polêmica

Vereador promete dialogar com donos de estabelecimentos

Por: Zero Hora
30/06/2017 - 10h00min | Atualizada em 30/06/2017 - 10h16min
Projeto que obriga restaurantes a oferecerem água potável grátis aos clientes promete causar polêmica Andréa Graiz/Agencia RBS
Foto: Andréa Graiz / Agencia RBS  

Um projeto de lei do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), que obriga bares e restaurantes da Capital a servirem gratuitamente água potável aos clientes, promete causar polêmica. A proposta diz que os estabelecimentos deverão servir água potável filtrada proveniente da rede pública de abastecimento, sob pena de sanções previstas na Lei Federal e no Código de Defesa do Consumidor. O vereador justifica a medida afirmando que se trata de "uma ação importante de sustentabilidade" e acrescenta que, "nos Estados Unidos e na Europa, é praxe os restaurantes servirem uma jarra de água como cortesia aos clientes".

O Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) se manifestou de maneira contrária ao projeto.

Leia mais:
Restaurante japonês é interditado no centro de Porto Alegre 
O dia em que o Ocidente quase fechou as portas

— Trata-se de mais uma interferência do poder público na iniciativa privada. O vereador não ouviu a categoria e não sabe a crise que está instaurada no setor. Esse projeto geraria custo e perda de produtividade para os restaurantes. Não dá para comparar nossa economia com a de outros países — diz o presidente do sindicato, Henry Starosta Chmelnitsky.

Em nota, o vereador Sgarbossa disse que "a proposta de servir água filtrada gratuitamente é uma demanda antiga de entidades e pessoas preocupadas com a sustentabilidade ambiental para reduzir o consumo de garrafas plásticas e a geração de resíduos". A nota diz ainda que, agora que o projeto entrou em tramitação (foi essa semana), o diálogo com bares, restaurantes e consumidores em geral será aberto.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.