Ao vivo

Saindo de casa? Veja como estão o trânsito e o transporte coletivo em Porto Alegre e região

Sindicalistas protestam contra a lei da terceirização e as reformas trabalhista e da Previdência

Por: Zero Hora
30/06/2017 - 07h41min | Atualizada em 30/06/2017 - 12h18min
Saindo de casa? Veja como estão o trânsito e o transporte coletivo em Porto Alegre e região Felipe Daroit/Agencia RBS
Avenida Bento Gonçalves apresentava lentidão no sentido bairro-centro no início do dia Foto: Felipe Daroit / Agencia RBS  

A sexta-feira (30) começou com trânsito lento em diversos pontos de Porto Alegre em função das mobilizações da greve geral. 

Ônibus não circularam logo cedo, mas todas as garagens já foram liberadas e os coletivos estão operando normalmente.

O trensurb, que também estava fora de operação, começou a transportar passageiros por volta das 6h30min. Por falta de funcionários, a empresa opera com passe livre. Há atrasos.

Leia mais
Trensurb volta a circular e opera de graça nesta sexta-feira
Ônibus circulam normalmente na Capital

Acompanhe os reflexos no trânsito e os desdobramentos no transporte coletivo


1) Trens

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Estado (Sindimetrô-RS) decidiu paralisar a Trensurb por 24 horas. A intenção da entidade era que nenhum veículo circulasse na sexta-feira (30), a partir da 0h.

Por volta das 5h, manifestantes invadiram os trilhos e impossibilitaram a circulação dos vagões.Em razão do bloqueio, que contrariava decisão judicial, a Brigada Militar (BM) foi acionada para liberar o serviço. 

Depois da ação, as estações foram abertas e os trens começaram a circular pontualmente às 6h30min, com intervalos de sete minutos. Em razão da falta de funcionários para operar nas bilheterias, a Trensurb informou, às 7h30min, que o serviço está funcionando gratuitamente. A empresa ainda acrescentou que, a partir das 8h30min, o intervalo entre as viagens será de 15 minutos. O tempo entre os trajetos aumentou mais dois minutos a partir das 11h.

2) Ônibus

Segundo o Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre, os motoristas dos ônibus da Capital irão trabalhar, mas as centrais sindicais prometeram impedir a saída dos veículos das garagens na madrugada de sexta-feira (30). Às 4h50min, das 11 empresas que operam na cidade, sete estavam com interrupções, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). 

Às 6h08min, após a ação da Brigada Militar (BM) para liberar a saída dos coletivos, não havia mais interrupções, e os coletivos começaram a circular normalmente. 

3) Catamarãs

Operam normalmente e tiveram reforço até as 8h20min.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.