Do boca a boca para a telona

Conheça filmes inspirados em lendas urbanas

Clássicos e sucessos recentes do cinema tiveram origem em histórias fantásticas 

19/07/2017 - 13h45min | Atualizada em 19/07/2017 - 13h50min
Conheça filmes inspirados em lendas urbanas Ver Descrição/Ver Descrição
Foto: Ver Descrição / Ver Descrição  

As lendas urbanas inspiraram muitos filmes, incluindo clássicos do cinema mudo, como a aventura Os Nibelungos (de 1924), mas sobretudo produções associadas ao gênero terror. Há inclusive um longa-metragem chamado Lenda Urbana, que foi lançado em 1998 e deu origem a duas sequências — todos sobre lendas que envolvem universidades norte-americanas.

Dois outros filmes dos anos 1990, Candyman e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, apoiam-se em histórias fantásticas transmitidas por gerações até ganharem registros em livro. O primeiro tem lugar nos subúrbios de Chicago e, assim como a lenda que envolve a Igreja das Dores, em Porto Alegre, fala sobre o espírito de um escravo enfurecido — que usava sua mão em forma de gancho para se vingar sempre que fosse "chamado".

Leia mais:
Oito lugares sinistros de Porto Alegre: veja as lendas urbanas mais famosas
Sete lugares que vale a pena conhecer no centro de Porto Alegre

Uma das franquias mais longevas e populares do cinema, Sexta-feira 13 também foi inspirada em uma lenda: Jason, um garoto de Illinois (norte dos EUA), teria se afogado durante um acampamento, em um momento de distração dos seguranças — numa sexta-feira, dia 13 de junho de 1958.

Outra lenda que adentrou a cultura pop a partir de sua adaptação cinematográfica foi a de Elly. Acusada de bruxaria, ela foi expulsa da cidade de Blair (Estado de Nevada), no século 18, e morreu no meio da floresta. É o seu espírito que amedronta as gerações seguintes — como a dos protagonistas de A Bruxa de Blair (1999), um dos pioneiros da onda recente dos falsos documentários no terror. 

Assista aos trailers:


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.