Meio ambiente

Engenheiro do DEP diz que trecho do Arroio Dilúvio está "secando" por falta de dragagem

Funcionário afirma que a Divisão de Conservação do DEP tem alertado sobre as "consequências que a falta desses serviços trazem"

03/07/2017 - 10h00min | Atualizada em 03/07/2017 - 10h00min
Engenheiro do DEP diz que trecho do Arroio Dilúvio está "secando" por falta de dragagem Jéssica Rebeca Weber/Agência RBS
Foto: Jéssica Rebeca Weber / Agência RBS  

A explicação da Secretaria de Serviços Urbanos (Surb) sobre a seca em um trecho do Arroio Dilúvio não encerrou a discussão sobre a causa do fenômeno. Segundo a pasta, o banco de areia aparente entre as vias João Guimarães e Doutor Alcides Cruz, no bairro Santa Cecília, seria um "processo natural" acompanhado pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP). Um engenheiro do DEP, porém, usou o Facebook para questionar a versão da secretaria na sexta-feira. 

Em seu perfil, Felipe Malacarne disse que o problema estaria ocorrendo porque o arroio não está sendo dragado. O contrato, segundo ele, encerrou-se em fevereiro e não foi renovado. A falta de dragagem resultaria no acúmulo de sedimentos e lixo aparentes. O funcionário diz que a Divisão de Conservação do DEP tem, desde o ano passado, alertado sobre as "consequências que a falta desses serviços trazem" e solicitado a licitação de novos contratos. 

Conforme a Surb, o contrato não foi renovado por estar sob investigação, e o pregão da nova licitação para dragagem e desassoreamento está marcado para quarta. O projeto, diz a pasta, inclui o destino ambientalmente correto para o lodo retirado.

Confira a manifestação completa da Surb:"O contrato não foi renovado por estar sob investigação. O pregão da nova licitação para execução de serviços de dragagem e desassoreamento está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de julho, com inovações tecnológicas para aprimorar a fiscalização e controle, como GPS e fotos do serviço realizado. O projeto também inclui no contrato algo que antes não existia, que é o destino ambientalmente correto para o lodo que é retirado dos leitos dos arroios".

Leia mais notícias de Porto Alegre:
Parada LGBT reúne milhares na Redenção em defesa da liberdade de gênero
Prefeitura faz mobilização para orientar população sobre leishmaniose
Justiça interdita quadra de escola de samba em Porto Alegre

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.