Congelou

Frio congela asas de aviões e atrasa ao menos cinco voos em Porto Alegre

Voos são da companhia aérea Azul

19/07/2017 - 09h55min | Atualizada em 19/07/2017 - 11h40min
Frio congela asas de aviões e atrasa ao menos cinco voos em Porto Alegre Felipe Daroit / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Felipe Daroit / Agência RBS / Agência RBS  

Pelo menos cinco voos da companhia aérea Azul tiveram a decolagem atrasada por conta do acúmulo de gelo nas asas na manhã desta quarta-feira (19). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da companhia. 

— Estamos esperando a Azul descongelar a asa para decolar. Atrasos do frio — relatou Eduardo Schneider, um dos passageiros afetados.

Segundo o diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, Elones Ribeiro, o acúmulo de gelo nas asas influencia no equilíbrio da aeronave.

— O avião precisa do peso certo pra decolar, e o acúmulo de gelo descompensa todo o avião — afirma.

De acordo com Ribeiro, em aeroportos situados em lugares que registram muita queda de neve, como no Hemisfério Norte ou em cidades de grande altitude, essa situação é revertida com o auxílio de caminhões de "degelo". Eles lançam um líquido que derrete a neve acumulada sobre as aeronaves. 

Com frequência, aviões enfrentam, no ar, temperaturas muito menores do que os 2ºC que fez nesta madrugada em Porto Alegre. Mas o professor explica que, quando um avião enfrenta situações de baixas temperaturas e queda de neve no ar, o próprio sistema de aquecimento da aeronave impede a retenção de gelo.

Leia mais
VÍDEO: frio intenso congela cascata em Urupema, na Serra catarinense
Pelo menos 17 cidades gaúchas registram temperaturas abaixo de 0°C nesta quarta-feira
Frio no RS: Serafina Corrêa marca -4,3ºC nesta quarta-feira

As companhias aéreas Tam e Gol informaram que não tiveram problemas de atrasos ou cancelamentos por causa do acúmulo de gelo.

Ao todo, cinco voos registraram atraso na decolagem por conta da situação. O maior atraso foi registrado no voo que partiria de Porto Alegre em direção ao Aeroporto Viracopos, em Campinas, às 5h45 min, e que demorou cerca de quatro horas para decolar, partindo às 9h49min. Confira como ficaram os outros voos:

- Voo  2601: Porto Alegre-Viracopos
Previsão: 5h45min
Confirmação: 9h49min

- Voo 2763: Porto Alegre-Congonhas
Previsão: 7h45min
Confirmação: 9h21min

- Voo 4403: Porto Alegre- Viracopos
Previsão: 8h46min
Confirmação: 9h11min

- Voo 6427: Porto Alegre-Curitiba
Previsão: 9h15min
Confirmação: 11h08min

- Voo 9225: Porto Alegre-Guarulhos
Previsão: 9h40min
Confirmação: 9h58min

Confira a nota da Azul:
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informa que, na manhã desta quarta-feira, cinco voos da companhia registram atraso na decolagem em Porto Alegre. O motivo é a necessidade de remoção do gelo acumulado sobre as asas das aeronaves. Os Clientes estão recebendo toda assistência necessária de acordo com a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil.

 

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.