Operação no DEP 

Na terra dos serviços de faz de conta 

Terceira fase da Operação Tormenta foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (24) e apura corrupção ativa, passiva e peculato envolvendo servidores do departamento e empresas

24/07/2017 - 08h28min | Atualizada em 24/07/2017 - 08h32min
Na terra dos serviços de faz de conta  Adriana Irion/Agência RBS
Foto: Adriana Irion / Agência RBS  

Seria interessante que cada Estado brasileiro tivesse versões estaduais ou municipais da Lava-Jato, dedicadas a combater corrupção. Alvos não faltam e, em Porto Alegre, um dos ninhos de negócios mal-contados é o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP). Ali parece estar concentrado o reino dos serviços de faz de conta.

As primeiras revelações sobre a verdadeira máquina de superfaturamento montada nessa repartição destinada a limpar bueiros surgiram em Zero Hora, via investigação da colega Adriana Irion. Em 2016, ela fotografou, contou e checou as limpezas patrocinadas pelo DEP - e constatou 226 bocas de lobo inexistentes na Capital. Existiam no papel, a limpeza delas era cobrada, mas o serviço não era feito. Onde foi parar o dinheiro desse saneamento?

Leia mais
Operação tem como alvo o DEP, ex-diretores do órgão e a Cootravipa
Justiça confirma decisão do TCE e Cootravipa não receberá pagamentos sob suspeita do DEP
Auditoria da prefeitura de Porto Alegre aponta que Cootravipa cobrou R$ 612 mil a mais em um ano

Aí surgiu o Grupo de Investigação da RBS (GDI) e Adriana continuou a atuar. Comprovou descontrole em serviços da Cootravipa (a cooperativa de limpeza de ruas), inclusive uso de caminhões da empresa para realizar frete no horário em que diziam estar atuando para a prefeitura.

Foi com base nas revelações das reportagens que a Polícia Civil começou suas investigações, agora bastante avançadas. Desencadeada nesta segunda-feira, a Operação Tormenta mira diretores do DEP e da Cootravipa. É checada a fase de averiguar para onde foi o dinheiro superfaturado.

Foi exatamente com essa missão que surgiu o GDI: revelar problemas, estimular ação das autoridades. Uma parceria que tem dado certo.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.