Incômodo

Raízes de árvore entopem canos de esgoto e causam transtornos a moradores na zona sul da Capital

De acordo com um usuário do aplicativo Pelas Ruas, um profissional precisou ser contratado para ajudar no problema

Por: Zero Hora
24/07/2017 - 09h01min | Atualizada em 26/07/2017 - 16h24min
Raízes de árvore entopem canos de esgoto e causam transtornos a moradores na zona sul da Capital Alexandre Raymundo de Jesus/Arquivo pessoal
Foto: Alexandre Raymundo de Jesus / Arquivo pessoal  

Há mais de dois meses, uma árvore na Rua Doutor Raul Moreira, no bairro Cristal, em Porto Alegre, está provocando transtornos aos moradores. Mesmo após o vegetal ter sido cortado, as raízes ainda causam sérios problemas. De acordo com o usuário do aplicativo Pelas Ruas Alexandre Raymundo de Jesus as raízes invadiram os canos de esgoto e estão causando entupimentos.

– Tivemos que contratar uma empresa desentupidora para remover as raízes que entraram nos canos do prédio causando custo e incomodação – afirma o usuário.

Leia mais:
Buraco e pedras soltas prejudicam pedestres no Centro Histórico
Bueiro sem tampa representa risco para pedestres na zona norte de Porto Alegre
Buracos em frente a parada de ônibus prejudicam motoristas e passageiros 

Além disso, as raízes também levantaram a calçada que fica debaixo do portão. Moradores de um prédio residencial não estavam mais conseguindo abrir a porta da garagem. Carlos Alberto de Jesus, pai de Alexandre, conta que um serralheiro precisou ser contratado para ajudar no problema:

– Toda vez que a gente chega, precisa descer do carro e empurrar o portão para conseguir entrar – afirma.

A calçada em frente ao prédio permanece com um buraco, apesar de cavaletes da prefeitura terem sido colocados como forma de sinalização. Quem transita pelo local precisa passar pela rua, já que o passeio está intransitável.

A Secretaria de Serviços Urbanos (SURB), por meio do DEP, informou que há rompimento da rede pluvial. Para execução do serviço de reconstrução da rede pluvial será necessário equipe do contrato de turmas, bem como retroescavadeira. O novo contrato de turmas está em andamento e a previsão é de que inicie no mês de agosto. Este serviço já está na programação. No local já houve um trabalho integrado com a equipe de arborização da SURB, que fez a supressão da árvore existente.

Pelas Ruas
O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.  

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.