Imunização

Após vacina contra o HPV se esgotar, postos de Porto Alegre recebem novas doses

Cerca de 1,4 mil unidades foram entregues ao Posto Modelo, no bairro Santana; vacinação segue estendida a jovens de até 26 anos enquanto durarem os estoques

25/08/2017 - 17h14min | Atualizada em 25/08/2017 - 17h17min

Depois da vacina contra o HPV se esgotar nos principais postos de saúde de Porto Alegre, uma nova remessa foi disponibilizada pelo governo gaúcho à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na tarde desta sexta-feira (25). As cerca de 1,4 mil doses foram direcionadas ao Posto Modelo, no bairro Santana, um dos mais procurados pelo moradores da Capital.

Saiba Mais
Alta procura por vacina contra HPV gera filas em postos de Porto Alegre
Secretaria da Saúde reforça alerta para vacinação estendida contra o HPV
Apenas 6% dos meninos se vacinaram contra o HPV no Estado

Por volta das 15h30min, uma longa fila de adolescentes e jovens aguardava pela vacinação. Isso porque, pela manhã, as cem doses que ainda estavam disponíveis foram aplicadas em poucas horas. Em uma semana, o posto Modelo fez 700 aplicações contra o HPV.

O aumento na procura está relacionado à campanha de atualização da caderneta de vacinas, que começou na segunda-feira (21) e se encerra nesta sexta. A Secretaria de Estadual da Saúde (SES) fez um chamamento nesta semana para que as crianças, adolescentes e jovens colocassem em dia o calendário de imunizações.

Aliado a isso, o Ministério da Saúde ampliou, de maneira excepcional, a aplicação da vacina contra o HPV para jovens até 26 anos – devido à baixa procura pela faixa etária contemplada até então. Só que essa ampliação está condicionada apenas até acabarem as doses sobressalentes e que estão com data de vencimento para setembro.

Depois de esgotadas essas doses, a vacinação contra a doença seguirá disponível apenas para meninas entre nove e 14 anos e garotos entre 11 e 14 anos.

Um balanço sobre a procura pela imunização, em nível estadual, será divulgado na próxima segunda-feira (28) pela SES.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.