Mudança

Marchezan destitui Janta do cargo de líder do governo na Câmara de Porto Alegre 

Vereador do Solidariedade entrou na Justiça contra o município para suspender o fim da segunda passagem gratuita

Por: Zero Hora
28/08/2017 - 21h58min | Atualizada em 29/08/2017 - 00h39min
Marchezan destitui Janta do cargo de líder do governo na Câmara de Porto Alegre  Luiza Dorneles/Divulgação/CMPA
Foto: Luiza Dorneles / Divulgação/CMPA  

Após ingressar na Justiça contra a gestão de Nelson Marchezan — com um pedido de liminar para suspender o fim da segunda passagem de ônibus gratuita —, o líder de governo na Câmara Municipal, Clàudio Janta (SD), foi destituído do posto. O anúncio foi feito pela prefeitura de Porto Alegre na noite desta segunda-feira (28).

Ao comunicar a saída do político do Solidariedade, o Executivo também apresentou seu substituto: será o vereador Moisés Barboza (PSDB), que respondia pela vice-liderança no Legislativo. A Câmara será informada da mudança nesta terça-feira (29).

Leia mais:
"Estou recebendo a notícia pela imprensa", afirma Janta

Mesmo com redução de isenções, passagem pode chegar a R$ 4,40 em 2018
MP de Contas questiona se fim da segunda viagem gratuita reduzirá passagem

Janta ingressou com ação popular contra o município no domingo (27), no plantão da Justiça Estadual, buscando manutenção da gratuidade — total ou parcial — da segunda passagem. Ao apreciar o documento, o juiz Sidinei Brzuska avaliou que o pedido do vereador não descrevia "a atual composição do cálculo da tarifa e nem o impacto que terá o término da isenção da gratuidade", optando por ouvir a administração municipal antes de decidir. A ação foi distribuída para a 5ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central.

Janta é mais uma das baixas em oito meses do governo Marchezan. Os secretários Ricardo Gomes (Desenvolvimento Econômico) e Kevin Krieger (Relações Institucionais), o procurador-geral do município Bruno Miragem, o presidente da Carris Fernando Ferreira, o secretário-adjunto da Cultura Eduardo Wolf e os diretores-gerais do DMLU Álvaro de Azevedo e Adenir Matos dos Santos já tinham desembarcado da administração municipal.


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.