
Caminhar por vias da região central de Porto Alegre exigirá mais paciência e atenção dos pedestres até o fim do ano. Estão sendo realizadas as obras de prolongamento da rede de gás natural da Sulgas em diferentes vias do Centro. Para a realização da maior parte dos trabalhos, que tiveram início em julho e devem se intensificar nos próximos meses, é preciso interditar trechos das calçadas.
No total, mais de 30 pontos do Centro devem receber as tubulações para a passagem do gás natural. Até o fim de 2017, quando todas as obras estiverem concluídas, a Capital terá cerca de 520 quilômetros de redes subterrâneas para esse tipo de abastecimento – como o serviço é feito por demanda, é possível que outros pontos da cidade ganhem novas redes.
Leia mais:
Metrô cancelado e BRT adiado: por que o transporte público não anda
Em quatro dias, prefeitura recolhe 76 toneladas de lixo da orla do Guaíba
O período de obras pode apresentar alguns inconvenientes: nas últimas semanas, por exemplo, a passagem em frente ao Mercado Público encolheu em função das obras. Sinalizado com cavaletes da Sulgas, o trecho na Avenida Júlio de Castilhos em frente ao prédio histórico passa por intervenções para instalar o abastecimento por gás natural nas lojas. A parte frontal do Mercado deve seguir com a circulação limitada até setembro.
O próximo ponto a receber intervenções para a instalação dos tubos será o cruzamento da Rua Vigário José Inácio com a Avenida Salgado Filho, no fim de semana. Conforme orientação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), obras em cruzamentos, que podem exigir o bloqueio de vias, interferindo no tráfego de veículos, precisam ser feitas em horários de pouca circulação, aos sábados e domingos.
Como a distribuição é feita por meio de tubulações, a Sulgas precisa perfurar o solo para conseguir expandir a rede – atualmente, a Capital conta com 500 quilômetros de cobertura em 32 bairros. O tempo do serviço depende de uma série de variáveis, como as condições climáticas e a complexidade da obra: em solos rochosos, por exemplo, é necessário destruir uma parte da calçada para realizar a instalação – em outras, é realizado apenas um furo direcional.
Comerciantes dizem que obra prejudica movimento
Os trabalhos na Júlio de Castilhos também têm afetado a vida dos comerciantes do entorno. Funcionários de estabelecimentos em frente ao trecho acreditam que os trabalhos têm espantado a clientela.
– No fim de semana, afetou o movimento. A bagunça inibe, né. O pessoal não para. Achei que fosse ser uma coisa mais rápida – disse Carla Lucas, gerente de um açougue.
– Incomoda por causa do barulho. Ninguém informou que essa obra ia acontecer nem quando ela vai terminar – reclamou Taila da Silva, funcionária de uma pastelaria em frente ao local interditado.
No comércio mais tradicional da Capital, 27 lojas – entre bares, restaurantes e padarias – já firmaram contrato com a estatal para receber o serviço. O início da operação está previsto para dezembro. Segundo a Sulgas, todas as intervenções são previamente comunicadas à administração dos prédios afetados pelas obras.
Veja o cronograma de obras:
Agosto
- Praça XV de Novembro, entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Avenida Borges de Medeiros: em obras
- Cruzamento Rua Vigário José Inácio x Salgado Filho: 19 e 20
Setembro
- Cruzamento da Rua João Manoel com a 7 de Setembro: 2 e 3
- Avenida Borges de Medeiros, entre José Montaury e Praça Revolução (todo feito pela calçada): 10 e 11
- Cruzamento da Avenida Mauá com a Rua Vigário José Inácio: 16 e 17
- Cruzamento da Avenida Julio de Castilhos com a Rua Carlos Chagas: 23 e 24
- Avenida Júlio de Castilhos, em frente ao camelódromo: 23 e 24
- Cruzamento da Avenida Borges de Medeiros com a Rua José Montaury: 10 e 11
- Cruzamento da Rua José Montaury com a Rua Uruguai: 10 e 11
Outubro
- Cruzamento Rua Coronel Vicente com a Avenida Independência: 7 e 8
- Rua Coronel Vicente, entre Alberto Bins e Avenida Independência: 8 a 23 (em condições climáticas favoráveis)
- Cruzamento Rua dos Andradas com a Rua Marechal Floriano Peixoto: sem data definida, não começa antes de outubro
Não antes de novembro
- Cruzamentos: Rua Bento Martins com a Rua 7 de setembro; Rua Siqueira com a Travessa Araújo Ribeiro; Rua Siqueira Campos com a Rua João Manoel; Rua Siqueira Campos com a Rua Caldas Júnior; Rua Siqueira Campos com a Rua Capitão Montanha; Rua Siqueira Campos com a Avenida Sepúlveda; Rua Siqueira Campos com a Rua Cassiano do Nascimento; Rua Siqueira Campos com a Rua Leonardo Truda; Rua Caldas Júnior com a Rua dos Andradas; Rua General Câmara com a Rua Riachuelo; Rua Riachuelo com o Largo João Amorim de Albuquerque; Rua Duque de Caxias com a Rua Marechal Floriano Peixoto; Praça Marechal Deodoro com a Rua Espirito Santo; Rua Fernando Machado com a Rua Espirito Santo
- Rua Andrade Neves, até a Avenida Borges de Medeiros.
Dezembro
- Cruzamento da Rua Senhor dos Passos com a Rua dos Andradas: sem data definida
