Ônibus

Prefeitura pretende entrar hoje com recurso para retomar cobrança da segunda passagem

Empresas foram notificadas na última sexta-feira sobre decisão judicial que impede cobrança

Por: Eduardo Paganella
04/09/2017 - 14h15min | Atualizada em 04/09/2017 - 14h58min
Prefeitura pretende entrar hoje com recurso para retomar cobrança da segunda passagem Marcelo Oliveira/Agencia RBS
Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS  

A Procuradoria-Geral do Município (PGM) articula para tentar encaminhar até o final da tarde desta segunda-feira (4) recurso ao Judiciário para retomar a cobrança parcial da segunda passagem dos ônibus em Porto Alegre. Os termos da solicitação não foram divulgados pelo órgão por uma "questão de estratégia". 

A previsão é de que o requerimento busque a cobrança imediata do valor. Conforme a prefeitura, a decisão de manter ou não a gratuidade influencia no cálculo da tarifa de 2018. 

Leia mais
Justiça suspende decreto da prefeitura que pôs fim à segunda passagem gratuita
Segunda passagem de ônibus em Porto Alegre volta a ser gratuita no sábado
Mesmo com redução de isenções, passagem pode chegar a R$ 4,40 em 2018

Na última sexta-feira, a PGM e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foram notificadas sobre decisão do Judiciário, que revogou a cobrança de 50% do valor total na segunda passagem. 

No sábado, os ônibus deixaram de cobrar a segunda passagem de ônibus na Capital, caso o passageiro pegue o ônibus até 30 minutos após o final da linha do primeiro coletivo. 

O fim da gratuidade da segunda passagem tinha começado a valer no final do mês de agosto, depois que um decreto foi assinado pelo prefeito Nelson Marchezan. Na medida, a segunda passagem tinha o valor de R$ 2,02 — 50% do custo integral atual.



 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.