Lourdes Santos viveu boa parte da vida nos arredores da Praça Alba Carvalho Degrazia, no bairro Cavalhada, e sempre teve um sonho: ter um espaço bonito e cuidado para levar o neto para brincar. Mas a realidade ia de encontro ao desejo. Grama alta, lixo espalhado, brinquedos quebrados e uma quadra esportiva esburacada afastavam ela e os moradores que pouco aproveitavam o local.
- A praça sempre foi "atirada", ninguém vinha aqui porque tinha medo. Era um local quase abandonado - lembra a cabeleireira Loudes Santos, que mora nos arredores há mais de 30 anos.
Lourdes e a comunidade transformaram sonho em realidade neste final de semana. E uma grande revitalização foi feita durante dois dias inteiros, por cerca de 170 voluntários, que trabalharam intensamente para transformar o espaço público de 5,8 mil metros quadrados no lugar que tanto desejavam.
- Esse dois dias foram de muito trabalho e toda a vizinhança ajudou. Foi lindo ver a comunidade unida por uma causa comum a todos - conta feliz a artesã Izabel Vargas, que participou do mutirão.
O grupo tratou de limpar a praça. Brinquedos, bancos e passeios foram pintados. Foram instalados uma churrasqueira, Wi-Fi gratuito e mobiliários para ginástica. Além disso, uma rampa para cadeirantes foi construída e a quadra esportiva teve o piso e as grades reformadas. A ação foi parte do projeto GVT na Praça, promovida pela Vivo.
A mobilização da comunidade começou há um mês com encontros que avaliaram as possibilidade de melhorias e necessidades da população que vive no entorno da praça. A prefeitura de Porto Alegre foi envolvida no projeto.
- Achei bem legal poder participar da mudança com todo mundo. Quero fazer mais vezes esse tipo de coisa. Espero agora que todos conservem como está. Só depende de nós - explica a estudante Maria Eduarda Silveira.
Com foco no desenvolvimento sustentável das comunidades, o projeto visa reconectar as pessoas aos espaços públicos e estimular a convivência entre vizinhos.
- Como empresa de telecomunicações, proporcionamos conexão no mundo digital e, em projetos como este, vamos além, estimulando a qualidade de vida e o convívio mais harmônico entre pessoas que moram ou trabalham próximas - explica a diretora de Gestão Responsável e Sustentável da Telefônica Vivo, Heloisa Genish.
A capital gaúcha encerra as ações do projeto GVT na Praça em 2015, que passou por Santo André (SP), Campinas (SP), Santos (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). A ação resgata o funcionamento de praças como locais de convivência e conexão entre as pessoas a partir do envolvimento de moradores, comerciantes, empresa, ONGs e poder público e já beneficiou 12 praças brasileiras.


