Meditação e ar puro

Coletivo dá aulas gratuitas de yoga em parques da Capital

Yoga para Todos é uma iniciativa do Coletivo Namaskar que ensina a prática milenar em locais públicos

26/02/2016 - 12h19min

Quem caminha pela praça da Encol de manhã se surpreende quando escuta um sotaque portenho carregado que manda:

– Inspira, exala e relaxa. 

É sob a sombra das árvores da praça que a argentina Maria Inês Martinez ensina yoga  de forma voluntária para uma turma de 30 pessoas há mais de dois anos.  

– Em 2014, algumas amigas que corriam comigo na praça pediram pra eu ensinar algumas posições de yoga. O que começou como algo despretensioso se tornou esse projeto maravilhoso que já atendeu mais de mil alunos – explica Maria Inês que, além de ensinar no parque, trabalha com yoga numa clínica de oncologia.

Leia também
Arroio Dilúvio ganha barreira ecológica para conter acúmulo de lixo
Na Cidade Baixa, argentina de 80 anos cobra R$ 5 para cortar cabelo 
Simplicidade e águas calmas no verão em Itapuã  

As aulas da argentina de Mar del Plata fazem parte do projeto Yoga para Todos, uma iniciativa do Coletivo Namaskar que ensina a prática milenar em locais públicos como Redenção, orla de Ipanema, praça da Encol e Parcão de Gravataí. Todos os professores são voluntários e muitos alunos ajudam com uma contribuição espontânea.

programação das aulas é sempre divulgada às segundas-feiras na página do coletivo no Facebook. Na Encol, as aulas são fixas e acontecem segundas, quartas e sextas de manhã e segundas e quartas à tardinha. Para participar, basta levar uma canga ou tapete próprio para a prática. As aulas duram cerca de 1h15min. 

Quem experimenta as aulas em meio a natureza afirma que não troca o canto dos pássaros pela segurança de uma academia:

– Essa energia das árvores e da natureza é maravilhosa – conta a publicitária Adriana Monlleo, uma das alunas mais antigas do projeto.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.