Porto Alegre

Comovidas com a queda de árvores, crianças distribuem sementes para deixar a cidade mais verde

Turma do Colégio Farroupilha confeccionou papel-semente e deixou em pontos da cidade para que qualquer pessoa possa pegar e plantar

Por: Jéssica Rebeca Weber
10/06/2016 - 05h00min | Atualizada em 22/06/2016 - 20h03min

Um dia depois da tempestade de janeiro, Ana Laura Portella, oito anos, saiu de casa e se surpreendeu com a quantidade de árvores caídas. Ficou triste, mas não resignada:

— Achei que tinha de replantar mais árvores porque, se não, a gente não ia mais conseguir ficar tão feliz.

Foi esse sentimento que motivou a turma de 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Farroupilha a realizar o projeto Sementes do Bem, iniciado no começo do semestre. Com a professora de artes Alice Seibel Wapler, a criançada confeccionou papel-semente (em que, durante o processo de reciclagem, foram adicionadas sementes de Canafístula, Urucum e Pau Cigarra), pintou o material e escreveu nele mensagens bonitas.

Leia também:
Crianças cadeirantes viram seus personagens favoritos em Corrida Maluca
Voluntários espalham estações com ração e água para cachorros de rua
Varal liga quem precisa de agasalhos e quem tem peças para doar

Esta quinta-feira foi o dia de colocar a iniciativa na rua. Em parceria com o coletivo Shoot The Shit, a turma passou em sete pontos da Capital, como o Parque Germânia e a Avenida Nilo Peçanha, fixando em postes e grades uma placa explicativa do projeto e um pote cheio de papel-semente, para qualquer um pegar e plantar. Enquanto a Ana Laura estufava o peito para destacar que foram eles mesmos que fizeram o material — "não foi comprado!" —, Manuela Correa de Moraes, nove anos, planejava retornar àqueles pontos com o pai para buscar umas amostras. Não continha a ansiedade:

— Vou plantar várias árvores, com certeza. Estou louca para ver se vai dar certo.

Estações com placa e pote cheio de papel-semente foram instaladas em vias como a Nilo Peçanha Foto: Jéssica Rebeca Weber / Agência RBS

Leia mais notícias de ZH Pelas Ruas 


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.