Ciclovia

Faixa para ciclistas sobre calçadas da Avenida Erico Veríssimo apresenta desgaste meses depois de ser pintada

O modelo que prevê compartilhamento do passeio público entre ciclistas e pedestres foi recebido com polêmica no final do ano passado

Por: Jéssica Rebeca Weber
15/07/2016 - 17h35min

Oito meses após serem pintados, apagados e repintados, os pontos da ciclovia da Avenida Erico Verissimo que sobem na calçada apresentam falhas e desgaste. Em alguns pontos, como na esquina da avenida com a Ipiranga, chega a ser difícil identificar que se trata de uma faixa para ciclistas.

— Eu não sabia que aqui também era ciclovia, quando vi um ciclista passando pela calçada até pensei que ele estava errado — comenta o aposentado José Pedroso, 69 anos.

O funcionário público federal Valmir Melo de Azambuja, 53 anos, utiliza a bicicleta diariamente como meio de transporte. Para ele, a manutenção deve ser periódica para garantir a segurançado pedestre, do ciclista e do motorista:

— A gente percebe que o uso dela está ficando cada vez mais precário. Eu, como usuário, gostaria que ela estivesse em melhores condições.

Leia também:

Nova iluminação da Rua Padre Chagas deve ser finalizada em 15 dias 

Balanço chama atenção às margens do Arroio Dilúvio 

Pontos da ciclovia que sobem na calçada apresentam falhas e desgaste Foto: Bárbara Müller / Agência RBS

Polêmica, a pintura de faixa de ciclistas sobre a calçada desagradou parte dos pedestres e ciclistas em novembro do ano passado. À época, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirmou à reportagem que foi a solução encontrada para dar continuidade à ciclovia nos trechos em que a pista é mais estreita e não havia espaço para a faixa junto à avenida.

— O que dá para perceber é que ela foi bem mal feita, né? Em cima da calçada é onde as pessoas devem andar, a bicicleta deve no espaço dedicado a ela, no canto da rua — opina o técnico em eletrônica Luiz Felipe Gerald, 21 anos.

A gerente de projetos e estudos de mobilidade da EPTC, Alessandra Both, afirma que, esses espaços compartilhados na Avenida Erico Verissimo terão a instalação de pavimento em concreto para delimitar a ciclovia, apartando-a da calçada. Mas como não há previsão para a realização dessa melhoria, será feita a repintura da sinalização nos próximos meses.

Na esquina da Erico Verissimo com a Ipiranga, a faixa não será repintada, porque a prefeitura pretende descontinuar o compartilhamento no local.

Ela afirma que a pouca durabilidade da pintura já era prevista, porque a tinta não tem muita aderência em basalto, e destaca que a sinalização da faixa na calçada é apenas um reforço para chamar a atenção do pedestre: apenas a placa indicando compartilhamento já seria o suficiente. 

Leia mais notícias de ZH Pelas Ruas

*Colaborou Bárbara Müller

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.