Atividade ao ar livre

Próximo a avenida movimentada, Porto Alegre terá trilha ecológica gratuita 

Atividade será aberta ao público mas requer agendamento prévio para grupos e escolas

Por: Bárbara Müller
09/08/2016 - 17h19min | Atualizada em 10/08/2016 - 15h22min

Quem quiser aproveitar o tempo livre para ficar perto da natureza tem uma nova opção: a Eco Trilha Sesc — que antes era feita somente por hóspedes do Hotel Sesc Campestre — estará aberta ao público a partir de 11 de agosto. Localizada em meio ao caos urbano de Porto Alegre, na Avenida Protásio Alves, 6.220, no bairro Jardim Itu Sabará, a área tem 24 hectares (aproximadamente 24 campos de futebol), sendo 17 de mata nativa, com flora e fauna diversificada. A atividade é gratuita, mas é preciso fazer agendamento prévio para grupos e escolas.

— As pessoas que vinham para cá não tinham noção do tesouro que a gente tem aqui dentro, da mata preservada. Então, vimos a necessidade de promover essa consciência ambiental — explica o subgerente da unidade Sesc Campestre Lisandro Mattei.

Atividade é gratuita e visa promover a consciência ambiental Foto: Bárbara Müller / Agência RBS

Promovida pelo Sistema Fecomércio/Sesc RS, a trilha tem duração média de 30 minutos e pode ser feita de duas formas. A primeira é autoguiada, em um caminho demarcado dentro da mata, com placas explicativas. É possível encontrar árvores — como o plátano e o butiazeiro — plantas e animais nativos — como o gambá, a saracura e o gavião. A outra maneira é voltada, principalmente, às escolas. Acompanhadas por um biólogo, as turmas poderão percorrer o trecho demarcado e, na sequência, conhecer a dinâmica da compostagem (reciclagem de resíduos orgânicos), as hortas orgânica e aromática do Projeto Plantar e o viveiro e participar de oficinas e palestras sobre a importância da sustentabilidade.

Leia também:
Bairro Floresta ganha horta e composteira comunitárias 
Barreira Ecológica no Dilúvio já impediu que 33 toneladas de lixo escoassem para o Guaíba 

São 120 espécies de vegetação arbórea (nativas e exóticas), 25 de aves (residentes e migratórias), três de répteis e duas de mamíferos.

— Dentro desse contexto, não parece ser uma área rica, mas se pensarmos que estamos em uma área urbana, isso é muito bacana, é uma biota (conjunto de todos os seres vivos de uma região) diferenciada — relata o biólogo Paulo Milani.

No trajeto de duração de 30 minutos, é possível observar flora e fauna diversificada Foto: Bárbara Müller / Agência RBS

O agendamento de escolas e grupos deve ser feito diretamente no Sesc Campestre (Av. Protásio Alves, 6.220), por meio do telefone (51) 3382-8834. Outras informações podem ser obtidas na página Sesc Porto Alegre, no Facebook.

Projeto Plantar

Desde 2007, o projeto é uma iniciativa desenvolvida pelos profissionais do Sesc Campestre, das áreas de Serviço Social e Biologia, com crianças e jovens que moram nos bairros Bom Jesus e Vila Jardim. A programação inclui atividades que visam a educação ambiental — como o plantio de árvores, mudas de chá, temperos e ervas aromáticas — , a inclusão social e cuidados com a saúde. 

Leia mais notícias de ZH Pelas Ruas


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.