Beauty Express

Salão de beleza móvel realiza atendimento em domicílio

Veículo oferece serviços de cabelo, maquiagem e manicure  

Por: Bárbara Müller
15/08/2016 - 16h16min | Atualizada em 15/08/2016 - 20h14min

Conforto, praticidade e inovação. São essas três palavras que motivaram a cabeleireira Alexandra Castilhos, 38 anos, e o marido Alcir Machado, 60 anos, a apostarem em algo diferente: um salão de beleza móvel. Com atendimento em domicílio, a Beauty Express é uma van de cores branco, rosa e roxo — equipada com lavatório, espelho, cadeira giratória, mesa de manicure, esterilizador de alicate e todos os apetrechos que um salão de beleza tradicional tem — circula por Porto Alegre, e já visitou diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, atraindo olhares surpresos daqueles que passam pela novidade.

— É a realização de um sonho. Faz 10 anos que sou cabeleireira, sempre gostei de inovar, e me sentia presa trabalhando em lugares fixos. Então, eu e o meu marido decidimos montar uma estética móvel e até agora está dando certo — comenta Alexandra, otimista.

Foto: Bárbara Müller / Agência RBS

A ideia começou a tomar forma em outubro de 2014 e saiu do papel em fevereiro de 2015, no Carnaval, quando o veículo ficou pronto e o casal foi direto ao Litoral para começar as atividades. A parceria funciona da seguinte maneira: ele é o encarregado por dirigir e abastecer a van com os produtos necessários, e ela, por atender as clientes. A gerência e administração do negócio fica por conta dos dois.

— Como era verão, fomos para Cidreira, que é onde temos casa e foi um sucesso. Trabalhávamos o dia inteiro. Neste ano, também atendemos em Xangri-Lá, em Capão, em Imbé — conta Alcir, que é aposentado do Tribunal Regional do Trabalho desde que iniciou o negócio com a esposa.

Veja também:
O Dilúvio como lar: mais de 10 pontos da margem do arroio viram casa para moradores de rua
Depois dos trucks, food bikes despontam como tendência em eventos a céu aberto 

Cliente fiel de Alexandra há sete anos, a professora aposentada Vânia Fraga, 56 anos, acompanha a cabeleireira aonde quer que ela trabalhe, e acredita que a iniciativa traz comodidade para quem utiliza o serviço:

— Agora eu só faço as coisas na van, ficou bem mais fácil. Eu achei a ideia sensacional, criativa, promissora.

Para a maquiadora Fernanda de Melo, 33 anos, o trabalho não é nenhum sacrifício:

— Além de não ficarmos presas, conhecemos lugares diferentes e é legal ver a felicidade das pessoas por receberem um atendimento em casa.

O salão móvel funciona em todos os dias da semana, de acordo com a disponibilidade de cada cliente. Segundo Alexandra, são realizados, em média, três atendimentos por semana, muitas vezes em casamentos ou formaturas. O veículo tem espaço para oferecer os serviços de cabelo, maquiagem e manicure simultaneamente. Para que isso seja possível, há um reservatório de 80 litros de água — que é abastecido sempre que preciso — e um gerador de energia.

O atendimento é feito em domicílio, e pode ser individual, ou em grupo. A van vai até o local indicado e estaciona em frente à casa da cliente, sendo necessário dar somente alguns passos da porta de entrada da residência até o veículo. 

Foto: Bárbara Müller / Agência RBS

Atualmente, Alexandra e Alcir contam com o apoio de uma equipe formada por mais quatro profissionais. Em maio deste ano o casal também inaugurou um espaço fixo da Beauty Express na Rua Barão do Amazonas, no bairro Partenon, em Porto Alegre, mas a van da beleza continua sendo o maior sonho realizado.

Leia mais notícias de ZH Pelas Ruas


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.