Tradições para o mundo ver

Piquete promove "Big Brother" do Acampamento Farroupilha

Imagens são transmitidas ao vivo do Parque da Harmonia durante os festejos e podem ser acessadas gratuitamente em site  

Por: Bárbara Müller
06/09/2016 - 19h07min | Atualizada em 06/09/2016 - 21h01min

O Acampamento Farroupilha, que abre oficialmente hoje no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, pode ser visto, em tempo real por pessoas de qualquer parte do mundo. Graças ao piquete Rodrigo Cambará, de Eldorado do Sul, que os gaúchos que sentem saudade da querência — ou até mesmo quem tem curiosidade de conhecer um pouquinho da cultura gaudéria — conseguem acompanhar a movimentação do maior evento alusivo à cultura tradicionalista do Estado. A novidade deste ano é que uma das 15 câmeras espalhadas pelo Harmonia transmitirá a guarda da chama crioula.

Segundo o patrão Renato Souza, 62 anos, o objetivo é divulgar aos cinco continentes um pouco da riqueza da cultura rio-grandense:

— Nós vimos a necessidade de mostrar para o mundo a nossa tradição, o orgulho de ser gaúcho.

Desde 2005, o piquete, que homenageia o personagem da obra O Tempo e o Vento, de Erico Verisssimo, transmite as imagens a partir de um site próprio. Um estúdio improvisado instalado no acampamento conta com equipamento que converte as imagens de câmeras dispostas no local para que elas sejam disponibilizadas por meio de um serviço de streaming no site. Neste ano, foi adquirido um nobreak para garantir que a transmissão continue no ar mesmo em casos de queda de luz.

Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Em dias de movimento no parque, o site tem 300 pessoas conectadas simultaneamente. De acordo com Souza, o primeiro ano do portal contabilizou 5 mil acessos. Em 2014, foram 300 mil registrados. No ano passado, devido a problemas técnicos, a página teve cerca de 130 mil visualizações. O retorno do público tem sido o mais positivo possível.

— Recebo e-mail de pessoas que estão nos Estados Unidos, na Europa, na África, em todos os lugares. Eles adoraram a ideia e brincam que chegam até a sentir o cheirinho do churrasco — conta o patrão, reforçando que a transmissão "é feita no amor", com a ajuda de alguns amigos e não visa a qualquer lucro.

Abertura oficial e atividades culturais

A chegada da Chama Crioula hoje marcará a abertura oficial do Acampamento Farroupilha. A cerimônia de recebimento do símbolo no palco central, às 18h. Depois de acesa, a chama é guardada em período integral, por meio de revezamento, por dois voluntários que fazem parte das entidades acampadas. O símbolo fica no acampamento até 20 de setembro, quando ocorre o encerramento dos festejos farroupilhas. Após a solenidade, haverá show de Luiz Marenco.

Veja também:
Saiba o que abre e o que fecha neste feriado de 7 de setembro
Conheça 12 curiosidades sobre a Chama Crioula, uma tradição farroupilha

As atividades culturais estão ocorrendo desde 3 de setembro no parque. O acesso ao acampamento e às atividades é gratuito. De acordo com o coordenador de Tradição Folclórica da Secretaria Municipal de Cultura, Giovani Tubino, o evento deste ano mantém iniciativas de edições anteriores.

— Temos a Ciranda Escolar, projeto destinado às escolas, com apresentações de dança, música e teatro, e o Turismo de Galpão, que é a abertura dos galpões ao público para a realização de oficinas — enumera Tubino, ressaltando a gratuidade das atividades.

O acampamento conta com 365 piquetes e todos devem apresentar um projeto cultural para oferecer ao público. Até o dia 19, será possível conferir apresentações de corais, música, dança, oficinas de culinária, tertúlias, concurso de chula, entre outras atrações.

Sucesso no ano passado, o mirante de seis metros de altura, que proporciona uma vista panorâmica do acampamento, já está montado. O acesso é gratuito e permite grupos de até oito pessoas de cada vez. Crianças menores de 12 anos só poderão acessar o mirante com pais ou responsáveis. A novidade deste ano fica por conta dos ônibus da Linha Turismo que operam o roteiro Centro Histórico e irão fazer uma parada especial no Parque da Harmonia. Os passageiros poderão desembarcar e interagir com a cultura gaúcha.

A organização espera superar o número de visitantes do ano passado.

— Esperamos receber mais de 1,2 milhão de pessoas aqui. Só neste último final de semana, 45 mil pessoas passaram pelo Harmonia. Então, acho que estamos no caminho certo — comenta Tubino.

Agende-se

Acampamento Farroupilha 2016

Horários: os portões ficam abertos das 10h às 22h.

Entrada: é gratuita.

Programação cultural e campeira disponível no site da prefeitura de Porto Alegre

Bancos: há caixas eletrônicos do Bradesco no Centro de Convivência. No Piquete da Associação dos Servidores do Banrisul, existe um caixa do banco.

Comércio: a Feira de Artesanato do Acampamento Farroupilha fica ao lado do Centro de Eventos e tem mais de 60 estandes que vendem produtos gauchescos, como artesanato, vestimentas e utilidades.

Atendimento médico: o posto de saúde do acampamento funciona 24 horas com ambulatório, sala de atendimento de emergência e ambulâncias de atendimento básico. Casos mais graves são encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro.

Alimentação: entre as opções está uma picanharia, uma choperia e um café campeiro junto à padaria do parque. A praça de alimentação é voltada para a culinária gaúcha.

Segurança: a Brigada Militar tem presença ostensiva no acampamento. A Polícia Civil instalou uma delegacia próxima ao Centro de Eventos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros fica permanentemente no parque.

Estacionamentos: são administrados por uma empresa particular e custam R$ 20 por veículo (carros e motos). O funcionamento será integral durante o evento.

Transporte público: linhas de ônibus para chegar Parque Maurício Sirotsky Sobrinho: C1 - Circular Centro, C4 - Balada Segura, 176 - Serraria/Rodoviária, 178 - Praia de Belas, 180 - Diário, 188 - Assunção, 244 - Santa Teresa, 2441 - Santa Teresa/Mariano de Matos, 255 - Caldre Fião, 272 - Moradas da Hípica e derivadas, 273 - Belém Novo/Hípica e derivadas, 282 - Cruzeiro, 2821- Pereira Passos, 346 - São José, 349 - São Caetano, 360 - Ipê, 376 - Herdeiros/ Esmeralda, 394 - Mapa e derivadas, 397 - Bonsucesso e derivadas, R32 - Rápida - Bonsucesso, 110 - Restinga Nova Tristeza, 11- Restinga Velha Tristeza, 188 - Assunção, 178 - Praia de Belas, 492 - Petrópolis/Sesc, T1 - Transversal e T1D - Direta.

Leia mais notícias de ZH Pelas Ruas


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.