Porto Alegre

Restauro nem foi entregue e Ponte de Pedra já foi alvo de vandalismo

Parte superior da estrutura foi pichada no final de semana

Por: Jéssica Rebeca Weber
01/09/2016 - 20h25min | Atualizada em 01/09/2016 - 20h25min

Quem dera as obras públicas fossem realizadas tão rápido quanto os atos de vandalismo em Porto Alegre. A Ponte de Pedra, que está sendo restaurada desde janeiro, ainda nem foi reaberta e já foi pichada. Os rabiscos apareceram na parte superior, visíveis a quem passa pelo Viaduto dos Açorianos.

De acordo com Paulo da Luz, diretor da empresa responsável pela obra, a Arquium Arquitetura e Restauro, a ponte histórica foi vandalizada na madrugada de sábado. Ele diz que a área pichada será repintada até a entrega da atual etapa na reforma da ponte, prevista para este mês, segundo a prefeitura. Conforme Paulo, a utilização de uma tinta antipichação foi descartada por não ser adequada ao tipo de trabalho. Ele explica que foi usada uma tinta a base de cal, que garante condição de transpiração ao material.

Leia também:
Restauro da Ponte de Pedra levanta polêmica nas redes sociais
Cinco dos 20 monumentos da Redenção recuperados foram vandalizados em menos de um mês

Coordenador da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura, Luiz Antônio Custódio lastima o ato de vandalismo:

— É lamentável que as coisas não consigam completar uma semana. Neste caso, foi pichado antes mesmo de ser aberto.

Na semana passada, o ZH Pelas Ruas noticiou que cinco dos 20 monumentos da Redenção que foram recuperados e entregues oficialmente no dia 31 de julho pelo Projeto Construção Cultural não completaram o primeiro mês sem ser alvo de vandalismo.

Conclusão da obra estava prevista para julho

A ordem de início para o restauro da Ponte de Pedra foi dada em janeiro deste ano, com prazo de entrega para julho — e demorou mais de uma semana para os trabalhos começarem efetivamente. A previsão foi adiada em função das chuvas, e a obra deve ser entregue dentro de uma ou duas semanas, segundo Custódio, para coincidir com a assinatura de ordem de início da próxima etapa, que consiste na revitalização dos lagos e do entorno. 

Foto: Jéssica Rebeca Weber / Agência RBS

Leia as últimas notícias de ZH Pelas Ruas


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.