Porto Alegre

EPTC ainda faz estudos para usar câmera para multar em corredor

Departamento não descarta a possibilidade de substituir placas que já foram instaladas

Por: Jéssica Rebeca Weber
14/10/2016 - 05h05min | Atualizada em 14/10/2016 - 05h05min

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) pretende usar câmeras de monitoramento para multar veículos de passeio que trafeguem nos corredores de ônibus. Os estudos para implantar a medida estão sendo detalhados e ainda não há data para o aperto na fiscalização iniciar.

— Assim que o projeto ficar pronto, inicia o período de orientação dos motoristas. Mas é difícil dizer o prazo — o diretor-presidente do departamento, Vanderlei Cappellari.

Leia também:
Multas de trânsito ficarão mais de 50% mais caras
Milhares de motociclistas participam de procissão de Nossa Senhora Aparecida 

Na semana passada, segundo a Rádio Gaúcha, Cappellari anunciou ao repórter Felipe Daroit que o monitoramento começaria até o fim de novembro, nas avenidas Brasil, Osvaldo Aranha, Protásio Alves, Borges de Medeiros, Praia de Belas e Cavalhada.

A ZH, Cappellari disse que a EPTC está trabalhando na análise das causas de acidentes, na definição do posicionamento das câmeras e no treinamento de funcionários que farão a fiscalização na Central de Monitoramento, além de buscar uma sinalização adequada. Algumas placas anunciando a presença dos equipamentos foram instaladas desde maio na Capital, mas Cappellari não descarta a possibilidade de precisar substituí-las. A EPTC não informou o valor investido nas placas. 

Segundo ele, é preciso verificar se a sinalização está de acordo com resolução do ano passado do Conselho Nacional de Trânsito, que ampliou a possibilidade de multar utilizando câmeras na área urbana. Em Porto Alegre, o início da fiscalização por câmeras estava previsto para março deste ano. Cappellari afirma que poucas cidades já implementaram o sistema. 

Foto: Anderson Fetter / Agencia RBS

Leia mais notícias de ZH Pelas Ruas

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.