Plataforma colaborativa

Conheça o app Pelas Ruas, ferramenta para quem quer uma cidade melhor

Rádio Gaúcha, Zero Hora e RBS TV lançam nesta quinta-feira o aplicativo

23/03/2017 - 05h07min | Atualizada em 14/04/2017 - 11h13min
Conheça o app Pelas Ruas, ferramenta para quem quer uma cidade melhor Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução  

Uma novidade que reúne Rádio Gaúcha, Zero Hora e RBS TV chega ao público nesta quinta-feira. Trata-se do aplicativo para smartphones Pelas Ruas, uma plataforma colaborativa em que usuários podem compartilhar e discutir problemas urbanos de Porto Alegre e Região Metropolitana.

A ideia é de que o cidadão utilize o celular para apontar o que não está bom na cidade. A partir de foto e descrição, situações como buraco de rua ou fios de energia elétrica caídos podem ser vistos por mais pessoas e chegar aos responsáveis por soluções, criando uma comunidade online engajada.

— O aplicativo é uma entrega importante, a partir de uma parceria entre RBS TV, Zero Hora e Gaúcha, para a população. Por meio dele, poderemos mapear os problemas da cidade, agir e cobrar do poder público. Também é uma plataforma riquíssima para que o próprio poder público enxergue as falhas. É um mapa de atuação do jornalismo da RBS e parte da nossa crença na colaboração para a construção de uma cidade melhor — ressalta Andiara Petterle, vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS.

Leia mais:
Dmae afirma que floração de bactérias causou odor de terra na água
Porto Alegre inicia testes para pagamento de ônibus e lotações com cartões

Além da interação pelo aplicativo, as postagens podem pautar reportagens no site de ZH e no jornal impresso, repercussões na Rádio Gaúcha — que terá o repórter Felipe Daroit interagindo com o público — e um quadro semanal no Jornal do Almoço, da RBS TV.

O Pelas Ruas utiliza o Facebook para fazer o login. Ao abrir o aplicativo, o usuário visualiza uma tela com postagens de outros usuários (há um recurso para acompanhá-las, caso haja atualizações e interação por meio de comentários). A administração do aplicativo é feita pela editoria de Porto Alegre de ZH, que pode informar desdobramentos, entrar em contato para buscar mais informações e publicar links de reportagens surgidas a partir da reclamação.

As fotos podem ser feitas pelo próprio aplicativo ou buscadas na galeria de fotos do celular. Depois que a imagem é escolhida, basta registrar uma breve descrição sobre o problema e marcar a localização — pelo GPS ou, se a pessoa estiver distante do local, apontá-lo em um mapa. O último passo cabe aos administradores do app: avaliar se o post se enquadra nos critérios de publicação e aprová-lo. São vetados, por exemplo, fotos e textos ofensivos. O aplicativo notifica os usuários quando a postagem é aprovada e quando outras pessoas fazem comentários ou passam a acompanhar o post.

O app está disponível na Play Store para o sistema operacional Android a partir da versão 6.0 e na App Store para smartphones que funcionam com iOS 9 ou superior.

Como usar

1)
Ao abrir-se o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook.

2) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.

3) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.

4) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação (quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação).


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.