Pelas Ruas

Moradores reclamam de descarte irregular de lixo em terreno na zona sul de Porto Alegre

O problema foi reportado por meio de aplicativo da Rádio Gaúcha, de Zero Hora e da RBS TV 

29/03/2017 - 21h11min | Atualizada em 14/04/2017 - 12h16min
Moradores reclamam de descarte irregular de lixo em terreno na zona sul de Porto Alegre Marina Pagno/Rádio Gaúcha
Terreno fica na Rua Tamandaré Foto: Marina Pagno / Rádio Gaúcha  

Moradores da Rua Tamandaré, no bairro Camaquã, estão reclamando de um terreno abandonado que virou um depósito de lixo a céu aberto na zona sul de Porto Alegre. O problema foi reportado por meio do aplicativo Pelas Ruas, iniciativa de Rádio Gaúcha, Zero Hora e RBS TV.

Na tarde desta quarta-feira, a reportagem foi até o local e encontrou o terreno com bastante lixo acumulado. Havia sofás velhos, carcaças de eletrodomésticos, pedaços de madeira e outros entulhos espalhados — todos eles descartados irregularmente no espaço.

Leia mais:
Conheça o app Pelas Ruas, ferramenta para quem quer uma cidade melhor
Pelas Ruas: app passa de 5 mil usuários e ajuda a solucionar problemas urbanos

Além disso, uma cerca de concreto que impedia a entrada no terreno na Rua Tamandaré acabou sendo derrubada, e o que sobrou da proteção está misturada ao resto dos resíduos do local.

Nívia Moreira mora há dois anos em um prédio ao lado do terreno e relatou o descarte irregular de lixo na região através do app. Segundo ela, além de ser um problema de saúde, o abandono do local causa insegurança para quem passa pela rua.

— Não é só lixo orgânico, é todo tipo de lixo, eles trazem móveis para cá. Alguns vem de carro até o local para jogar lixo aqui. Não é só esse problema também: eles queimam carros, há usuários de drogas no período da noite. É mosca, é barata, é rato, é mosquito. A gente está reclamando porque eu acho que é impossível, em 2017, a gente conviver com esse problema ainda. E isso incomoda — explicou a moradora durante o Gaúcha Repórter.

O que diz a prefeitura

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Surb) afirma que faz limpezas no terreno da Rua Tamandaré de forma quinzenal. Uma equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) será enviada ao local nos próximos dias para remover os entulhos. A cerca que fazia o isolamento do terreno será recolocada.

A prefeitura também promete reforçar a fiscalização na região para tentar flagrar e multar quem descarta lixo de forma irregular no terreno. Denúncias também podem ser feitas pelos moradores através do telefone 156.

Ouça o relato do problema e a entrevista da moradora:

O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.