Pelas Ruas

Calçada ameaça afundar na zona norte de Porto Alegre

Problema no bairro Sarandi se arrasta desde 2014. Situação foi motivo de reclamações pelo aplicativo Pelas Ruas

Por: Rádio Gaúcha
05/04/2017 - 11h31min | Atualizada em 05/04/2017 - 12h07min
Calçada ameaça afundar na zona norte de Porto Alegre Paulo Rocha/Rádio Gaúcha
Foto: Paulo Rocha / Rádio Gaúcha  

Uma calçada inteira ameaçada de afundamento é alvo de queixas de moradores do bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre. O problema se arrasta desde 2014, quando as primeiras reclamações chegaram à prefeitura.

O caso é registrado na calçada da Praça Carlos Stechman, na rua Engenheiro Frederico Dahne. Três crateras já interditam o passeio, e nos buracos é possível observar o esgoto cloacal que corre sob o passeio público. Três cavaletes do Departamento de Esgoto Pluvial (DEP) mostram que a prefeitura já esteve no local.

– Um senhor já caiu nesse buraco e se machucou bastante. E, além disso, o buraco também tem água que fica parada e pode atrair mosquitos – reclama a moradora Sandra Silveira, síndica de um prédio vizinho à praça.

Leia mais
Buraco em calçada completa três anos sem conserto em Porto Alegre
O que está por trás do retorno dos camelôs às ruas de Porto Alegre
Pelas Ruas: prefeitura tampa bueiro na Avenida Erico Verissimo

Quem caminha pela calçada observa que há diversos desníveis, sinalizando para o risco de novos buracos abrirem. O problema foi motivo de reclamações pelo aplicativo Pelas Ruas.

Em nota, a prefeitura disse que ainda não tem prazo para execução do serviço.

Confira a posição da prefeitura:
"A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) estão cientes das demandas e dos protocolos. No entanto, ainda não há um prazo exato para execução, visto que contratos de pequenas obras não estão vigentes desde o primeiro semestre do ano passado. Desta forma, a Secretaria de Serviços Urbanos está trabalhando com celeridade na abertura de licitações e assinatura de novos contratos. Também está em andamento um convênio com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para atender as demandas mais urgentes. O objetivo é que os contratos sejam feitos de forma a garantir total transparência aos gastos públicos."

Pelas Ruas
O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.

Leia as últimas notícias


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.