Verde e companhia

Paisagismo como foco de observação mostra as tendências no uso de arranjos e plantas

Arquiteta Evelise Tellini Vontobel destaca novidades do Salão Internacional do Móvel de Milão

05/05/2012 | 06h01
Paisagismo como foco de observação mostra as tendências no uso de arranjos e plantas Evelise Vontobel,Divulgação/Evelise Vontobel,Divulgação
Ferramentas de cuidados com o jardim integram a proposta de forma evidente e escultural Foto: Evelise Vontobel,Divulgação / Evelise Vontobel,Divulgação

Na mais famosa feira de lançamento de tendências em design no mundo, o Salão Internacional do Móvel de Milão, as novidades exibidas na feira vão além do mobiliário. A arquiteta paisagista Evelise Tellini Vontobel, sócia do escritório Tellini Vontobel, observou tudo com a sua lupa verde e contribui com as percepções de especialista:

— A vegetação retoma o seu lugar nos projetos de interiores de forma mais intensa e significativa, buscando criar o equilíbrio e a humanização dos ambientes por meio de paredes verdes, de grandes árvores, de plantas esculturais e o uso de muitas, muitas flores — diz.

Evelise faz questão de ressaltar que hoje não há apenas uma tendência. Vários caminhos, cada um levando a um nicho específico de mercado, sinalizam o que está em alta. Mas alguns pontos são emblemáticos na sua visão.

— O verde está presente sempre como cenário na nova maneira urbana de viver.

Sensibilidade cromática

Sem se deslocar do eixo dos móveis, a feira de lançamentos sinaliza e reforça a importância do design. Junto com a neutralidade cromática, mostra a valorização dos materiais naturais e dos detalhes exclusivos nos ambientes. Isso amplia o valor de cada peça na proposta.

— E, quando se fala em cores, os tons terrosos foram os mais expressivos, junto com o marrom, o dourado, os beges rosados, o vermelho, o preto, o uva e as nuanças de azuis, alaranjados e amarelados — ressalta a arquiteta.

A observadora Evelise acrescenta a incidência também do verde e do amarelo queimado, identificados em alguns ambientes dessa plataforma de lançamentos para o mundo do design.

Objetos vivos

Tal como os vasos ou a peça retrô, o cacto compõe a decoração, instalado na sequência de objetos, montada com economia de cores e ornamentos. Esta imagem ao lado foi captada pela arquiteta paisagista Evelise Tellini Vontobel como uma das representativas das propostas de tendências deste ano em Milão, na Itália.

— As novas tecnologias se misturam aos materiais naturais como a madeira, a pedra, o ferro e a vegetação: a simplicidade e a intimidade com a natureza criam espaços puristas e ao mesmo tempo aconchegantes — ressalta Evelise, que destacou também a instalação acima, onde o painel oxidado faz o fechamento para uma espécie de jardim conceitual.

Observe que as ferramentas de cuidados com o jardim integram a proposta de forma evidente e escultural. Nada, portanto, de esconder os instrumentos de trabalho, integrados ao resultado final. Algo como uma cozinha com seus equipamentos integrados ao visual do ambiente e ao alcance da mão para o momento de entrarem em uso. É a tecnologia aliada à beleza e à praticidade com a inserção inusitada da natureza em ambientes internos ou externos.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.