Tudo no seu devido lugar

Móveis planejados organizam objetos e facilitam a rotina dos moradores

Projetos de interiores para morada na Capital contou com criação de mobiliário pensado exclusivamente para o tipo de uso

01/08/2012 | 06h03
Móveis planejados organizam objetos e facilitam a rotina dos moradores Vortex Arquitetura,Divulgação/Casa&Cia
Para otimizar o espaço embaixo da escada, seis nichos com acabamento em laca branca e preta desenhados pela arquiteta foram fixados em uma das paredes Foto: Vortex Arquitetura,Divulgação / Casa&Cia
A morada de um jovem casal sem filhos tem de ser funcional, mas isso só é possível se a casa for organizada, com espaços específicos e usos planejados que facilitem a rotina. Esse foi o mote do projeto de interiores realizado nesta residência de 335 metros quadrados em condomínio de casas na zona sul de Porto Alegre.

Segundo a arquiteta responsável, Rafaela Erdmann Malgarin, do escritório da Vortex Arquitetura, os proprietários queriam que tudo tivesse lugar definido.

– A ideia foi fazer um projeto de interiores jovem e moderno com desenho de móveis diferenciado que valorizasse e acomodasse de maneira adequada os artigos e objetos pessoais deles. Redefinimos tudo para ter um mobiliário diferente do comum, exclusivo – explica a profissional.

Selecionamos cinco soluções de mobiliário, funcionais ou estéticas, presentes nesta residência. Confira abaixo quais elas.

Recanto
Com uma chaise longue de couro na cor preta e uma luminária de piso (foto acima), a área embaixo da escada que leva para o segundo piso agora é o cantinho da leitura. Para otimizar o espaço e evitar que ficasse subaproveitado, seis nichos com acabamento em laca branca e preta desenhados pela arquiteta foram fixados em uma das paredes, mantendo em ordem livros e revistas sem a necessidade de revisteiros pelo chão.

– O nicho do meio é móvel e pode ser trocado de lugar, formando diferentes composições na parede – explica Rafaela.

Tudo à mão
O buffet com acabamento em laca nas cores branca e preta (abaixo), de 1,92cm de comprimento e 80cm de altura, foi adquirido em loja de móveis na Capital e remodelado em parceria com a arquiteta. Entre as alterações feitas pela profissional estão a fixação de espelhos nas portas e a pintura de detalhes em preto – tampo e base. Agora, o móvel fica ao lado da sala de jantar para organizar louças, cristais e talheres, criando um efeito moderno no ambiente.


Fotos: Adriano Leal, Divulgação

Longe dos olhos
No escritório e no home theater, os proprietários fizeram um pedido estético especial: splits escondidos quando não estivessem em uso. Como solução, a arquiteta projetou nichos com portas deslizantes no alto dos armários de marcenaria em madeira que são abertos manualmente quando o ar-condicionado é acionado.

– São portas funcionais e meramente estéticas que “guardam” os aparelhos sem comprometer visualmente – explica a autora.


No ambiente de estar, o aparelho fica embutido sobre a TV no móvel com acabamento amadeirado (acima) que também reúne gavetões laterais com o sistema touch, o que elimina puxadores, espaço para DVDs, CDs e aparelhos eletrônicos.

No escritório, portas com detalhe frontal que imita veneziana na mesma cor de móvel aéreo criam detalhe estético e ainda escondem o ar-condicionado quando fechadas.

Beleza em dia
Na suíte do casal, a penteadeira feita de acrílico transparente (abaixo) foi inspirada na peça Gisela, do designer paulista Wagner Archela, que explora o contraste entre o material contemporâneo e o estilo clássico. Prática, em virtude dos espelhos fixados nos dois lados do tampo móvel, o boudoir acondiciona produtos de maquiagem, garantindo leveza e graciosidade para o quarto de linhas retas e de cores neutras.


Joias e bijus
Já no closet, um gaveteiro em acrílico fumê (abaixo), de 80cm de altura e 50cm de largura, desenhado pela arquiteta mantém a vasta coleção de acessórios organizada e acessível, um pedido da proprietária. Com tampa móvel, nove gavetas frontais, duas portas laterais, sistema de rodízio com rodas e transparência suficiente para facilitar a visibilidade das peças, o móvel mantém joias e bijuterias separadas e prontas para o uso, facilitando a escolha do acessório ideal.


VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.