Pronta para a festa

Reforma em casa transforma garagem e setor da piscina em ampla área de lazer

Projeto revitaliza morada com cerca de 20 anos no bairro Três Figueiras, na Capital

15/08/2012 | 06h13
Reforma em casa transforma garagem e setor da piscina em ampla área de lazer Heck Arquitetura,Divulgação/Casa&Cia
Na área externa, o espaço reservado ao motor da piscina foi fechado com tijolos de vidro e virou área de depósito (ao fundo acima), onde são guardadas as mesas e cadeiras de madeira que comportam até 28 pessoas sentadas – 20 lugares na área interna e oito dispostos no mobiliário externo Foto: Heck Arquitetura,Divulgação / Casa&Cia
A paixão pelo lazer e por receber amigos motivou a reforma nesta residência no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre. Com piscina aberta e garagem de 42 metros quadrados, os donos queriam curtir mais a casa sem mudanças estruturais.

O projeto dos arquitetos Carol e Gustavo Heck, do escritório Heck Arquitetura, propôs repaginar a garagem de modo que pudesse ser transformada em um espaço confortável quando a opção fosse receber. Para torná-la uma área social, o piso cerâmico foi trocado pelo porcelanato bege, e as paredes receberam MDF revestido em lâmina de madeira imbuia.

– Revitalizamos o espaço de modo que mantém a sua função original e, quando os carros são retirados, funciona como um ambiente de festas – explica a profissional.

A nova área de lazer não estaria completa se não contemplasse o entorno da piscina, que liga a garagem ao interior da casa, e serve como extensão do espaço de festas.

Proteção sob medida
O pátio de 60 metros quadrados recebeu cobertura móvel motorizada, de policarbonato com estrutura de alumínio. O recurso permite fechamento total e abertura parcial, ampliando o espaço festivo e a privacidade ao banho. Para ter acabamento especial de borda da piscina, a pedra caxambu foi trocada por placas de piso cimentício bege.

Porcelanato cinza que imita pedra com corte palito reveste a parede, arrematada pela vegetação. Iluminam o espaço arandelas e mais pontos de luz embutidos e pontuais no chão. A cascata em onda, de aço inox, escovado e fosco, completa a proposta.

Degustação com os amigos

Dentro da proposta, o antigo dormitório de serviço de 7,5 metros quadrados ao lado da garagem virou adega. Nova marcenaria em MDF e acabamento de madeira, iluminação embutida, cave climatizada e mesa de degustação com tampo de granito e banquetas fazem do local o ambiente ideal para receber confortavelmente apreciadores de vinho.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.