Além do sono

Quatro projetos de dormitórios com soluções para potencializar o espaço de descanso

Armários com portas de correr e bancadas com duas funções estão entre os recursos utilizados pelos arquitetos

30/07/2014 | 07h01
Quatro projetos de dormitórios com soluções para potencializar o espaço de descanso Omar Freitas/Agencia RBS
Painel ripado com madeira freijó separa cama do armário preexistente Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

As proprietárias das duas primeiras suítes que ilustram esta reportagem têm muito em comum, embora não se conheçam. Ambas são bem sucedidas, têm filhos que moram fora de casa e reinam absolutas em seus apartamentos, localizados nos bairros Bela Vista e Higienópolis, na Capital. Para o dormitório principal de suas residências, solicitaram a suas arquitetas projetos confortáveis  e que fugissem do lugar comum, aproveitando os 12 metros quadrados disponíveis – medida mais recorrente nos imóveis contemporâneos.

Lisandra e Luana Mundstock, sócias do escritório Mundstock Arquitetura, investiram em soluções criativas para atender aos pedidos de sua cliente.
– Não queríamos perder o armário sob medida preexistente no dormitório, por isso posicionamos a cama em um lugar não tão usual, ao centro do quarto, e desenhamos um painel ripado de madeira freijó que a separa do móvel – afirma Luana.

Espaço para guardar as roupas é o que não falta neste dormitório. Além do armário com quatro portas atrás da cama e do móvel espelhado com gavetas e portas em frente, a bancada de madeira louro-freijó atrás do painel ripado garante gavetas extras à proprietária
Foto: Omar Freitas

A dupla de arquitetas projetou também um guarda-roupa revestido com espelho, no qual as divisórias das portas foram mimetizadas pelo material, assim como as gavetas abaixo da televisão, quase imperceptíveis.

Estética confortável

Para garantir conforto extra à suíte, as profissionais optaram por uma cortina de seda com barra de tafetá de seda e um tapete cinza felpudo. A cor clara do papel de parede em contraste com o piso laminado em tom de madeira e as luzes direcionadas proporcionam aconchego.

Sem contrastes

No projeto do escritório Hinnah e Dulinski Engenharia, Arquitetura & Design, nada de guarda-roupa tradicional ou cores fortes. O briefing da moradora indicava base neutra, conforto e espaço para trânsito.

Nesta suíte, o móvel em frente à cama é o protagonista do projeto. As gavetas e a porta única acomodam as roupas e os pertences da moradora, sem ocupar o espaço de um guarda-roupa tradicional. A bancada de madeira louro-freijó funciona como PENTEADEIRA e serve também como estação de trabalho eventual
Foto: Omar Freitas

– Ela não queria armários comuns, mas algo que atendesse às necessidades com um formato diferente – explica a engenheira civil Rosane Hinnah Dulinski.
Para contemplar tais pedidos, a profissional desenhou um móvel de MDF branco laqueado, com gavetas e apenas uma porta com varão para a proprietária pendurar peças em cabides. Utilizou o mesmo material na cabeceira da cama e instalou fitas de LEDs por trás, permitindo que a luz seja regulada.

Leia mais notícias sobre decoração

– Outro diferencial deste quarto é o banheiro, que não tem porta. Como a cliente mora sozinha, preferiu deixar os ambientes integrados – acrescenta.
O toque de cor do ambiente fica por conta da madeira louro-freijó, utilizada na bancada,  nos criados-mudos e no encosto da cadeira. 

Unidos pela decoração

Com os espaços reduzidos das novas moradas brasileiras, projetar um dormitório que atenda às necessidades de duas pessoas em um único ambiente exige criatividade. A arquiteta Carolina Rocca e a designer de interiores Jaqueline Maierhofer Testa, do escritório CR Arquitetura, Design e Paisagismo, criaram projetos planejados para garantir conforto aos casais.

A dupla de profissionais uniu o sonho dos jovens proprietários do imóvel com este dormitório de 10 metros quadrados, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, ao orçamento limitado de ambos. Carolina e Jaqueline desenharam os móveis aproveitando todos os espaços do recanto íntimo.

Para contrastar com o tom cinza-esverdeado da parede e os móveis brancos, a arquiteta investiu em toques de laranja na decoração, como nas almofadas, nas estampas da roupa de cama e na luminária
Foto: Vanessa Bohn, divulgação

– Projetamos a bancada embaixo da janela com duas finalidades: servir como penteadeira para a moradora e estação de trabalho. Para ampliar o ambiente, utilizamos espelhos nas paredes laterais da cama e optamos por um armário com portas de correr – explica Carolina, lembrando que o recurso acomoda as roupas do casal sem roubar grandes espaços do dormitório, assim como o criado-mudo suspenso.

Leia mais notícias no Casa&Cia

O clima aconchegante fica por conta do piso laminado em tom de madeira e dos detalhes decorativos,  como o abajur e as almofadas cor-de-laranja. A mesa de apoio preta, agora laqueada, já integrava o acervo dos moradores.

Romântico e prático

Também na Capital, a arquiteta Carolina Rocca e a designer de interiores Jaqueline Maierhofer Testa deram forma ao quarto de outro jovem casal. Para o ambiente de 12 metros quadrados, desenharam um guarda-roupa com três portas de correr, instalado em frente à cama, uma bancada abaixo da janela para guardar roupas e sapatos, além de apoiar a televisão, e um espaço para os proprietários usarem o computador.

Romântica, a dona da casa solicitou às profissionais uma combinação que reforçasse o seu perfil, mas que fosse atemporal.

Com base neutra, o visual do dormitório pode ser mudado apenas alternando a roupa de cama ou incluindo elementos coloridos
Foto: Vanessa Bohn, divulgação

– Com esse briefing, sugerimos o azul para as paredes e o branco para o mobiliário em MDF. Essa combinação neutra permite que eles ousem nos acessórios e deem uma cara nova ao espaço de tempos em tempos – diz Carolina.

Os espelhos provençais sobre a cabeceira da cama, trazidos de viagens pelo casal, dão um toque lúdico à parede principal e complementam a decoração, assim como o móvel de madeira, garimpado em um antiquário.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.