Com 80 metros quadrados

Adega para até 3 mil vinhos é ambiente de lazer para um pai colecionador da bebida

Projeto no subsolo de uma casa tem armário refrigerado para tintos, brancos e espumantes

06/08/2014 | 07h01
Adega para até 3 mil vinhos é ambiente de lazer para um pai colecionador da bebida Omar Freitas/Agencia RBS
Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

A partir do momento em que um hobby fica sério, é hora de reservar um espaço exclusivo para ele. No caso de quem aprecia vinhos, as garrafas saem da geladeira e viram protagonistas de um ambiente especial.  Adegas são a melhor indicação para garantir a qualidade desta delicada e sensível bebida.

Nas imagens desta galeria, o projeto de interiores do escritório Maria Christina Rinaldi Arquitetos foi desenvolvido todo em função de valorizar a exposição do acervo do proprietário, um advogado pai de família que adora receber amigos para degustar suas bebidas.

Nos 80 metros quadrados do espaço do subsolo de uma casa no bairro Assunção, na Capital, as duas extensas paredes laterais do ambiente foram revestidas por malha de ferro planejada cuidadosamente para receber garrafas em seus nichos. Lá, repousam os vinhos da coleção que ainda não estão prontos para consumo.

:: Veja foto em 360 graus do ambiente

Na base destas paredes, no chão, Maria Christina projetou iluminação direcionada para valorizar toda a estrutura de 4,5 metros de pé-direito, até o alto. Já na adega climatizada, projetada pela arquiteta Flora Detanico, proprietária da Lacava, são guardados os vinhos brancos e tintos prestes a serem degustados. Uma das portas deste armário refrigerado comporta apenas espumantes, com temperatura diferenciada em relação aos vinhos. Cabem até 3 mil garrafas no total nesta estrutura.

:: Leia outras reportagens de Casa&Cia

Ao fundo do espaço de convívio, um bar quase centenário, garimpado pelo dono da casa em Punta del Este, foi trazido do Uruguai e reconstituído em Porto Alegre. Lá, há espaço para guardar as bebidas que não necessitam de refrigeração. Nos bancos altos, os amigos e familiares são convidados a provar da coleção de charutos do proprietário. A área, aliás, tem sistema de exaustão especial para fumaça. 

O efeito em xadrez do piso, com mármore branco e granito preto,  é base neutra para destacar a atmosfera intimista da adega, cujo acesso se dá por um elevador com laterais de vidro. 

Notícias Relacionadas

Todos os tons  30/07/2014 | 08h01

Imóvel ganha identidade a partir do uso de cores na decoração

Mix colorido e gostos do proprietário à mostra imprimem personalidade a este apartamento pensado para um jovem solteiro que escolheu Florianópolis para viver

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.