Design

Quais as diferenças entre MDF e MDP?

Placas têm composições semelhantes, mas algumas características distintas

18/10/2016 - 17h00min | Atualizada em 18/10/2016 - 17h00min
Quais as diferenças entre MDF e MDP? Simonetto/Divulgação
Foto: Simonetto / Divulgação

Quando se pensa em móveis planejados ou marcenaria sob medida, é possível surgir a dúvida sobre qual a placa de madeira mais indicada para a estrutura. Seria o MDF ou o MDP? 

Ambos têm composição semelhante (veja quadro ao lado), mas algumas características podem ser determinantes na hora da decisão, como usinagem e possibilidade de pintura mais uniforme.

O MDP, segundo Vanildo Couto, da marca Simonetto, muitas vezes é preterido apesar de custos que chegam a diminuir em 15% devido à associação incorreta com o aglomerado de madeira. Mas a qualidade, afirma, é semelhante a do MDF, precisando apenas estar atento ao perfil de mobiliário e as características do projeto. 

MDF

Foto: Simonetto / Divulgação

Fabricado a partir de madeira em fibra e lascas que se fundem com resina e passam pelo processo de prensagem, formando uma placa.

A superfície lisa aceita bem a pintura.

É maleável e aceita cortes em todos os sentidos da placa.

MDP

Foto: Simonetto / Divulgação

Também é produzido a partir de lascas de madeira com resina, porém com mais espaçamentos e menos homogênea (placa à esquerda na foto acima).

Leve, é indicado para peças grandes e retas como painéis e portas. Resistente ao empenamento e à colocação e remoção de parafusos.

Boa resistência ao peso, podendo ser usado em estantes ou prateleiras.

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.