Ambiente Profissional

Materiais de demolição e releituras vintage marcam projeto de barbearia

Além das madeiras, peças metálicas como portas de elevador antigo e paredes de barracões foram integradas ao projeto

10/01/2017 - 07h00min | Atualizada em 10/01/2017 - 07h01min

Recém-inaugurada, a barbearia Velho Barbeiro, no bairro Jardim Lindoia, promoveu uma adaptação completa, porém descolada e sem excessos, nas duas lojas que somam seus 52 metros quadrados de área. 

O espaço hoje é integrado pelo visual cimentício do piso (com exceção de um recorte de ladrilhos hidráulicos) e das paredes e também por ideias que criam um clima que, segundo o designer de interiores Marcelo Oliveira, transita entre o industrial e o vintage.

Veja dicas para transformar seu espaço em estilo industrial
Reforma em área dos fundos dá nova vida a setor da churrasqueira

Entre peças reaproveitadas, também são vistas releituras, como os balcões de atendimento que trazem o visual de aparadores antigos, e as propostas como o sofá com base de palletes e almofadas revestidas com lona de caminhão.

Visual rústico


Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Na parede, o revestimento são placas de argila expandida instaladas com junta seca. Entre os dois postos de trabalho, um antigo tonel de querosene foi adaptado como lavatório – na parte inferior, tem até uma portinha, que ajuda na organização e no acesso ao encanamento. 

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

As novas instalações hidráulicas e elétricas ficam expostas, somando ao visual mais despojado que foi pedido pela proprietária. Sobre as cadeiras, foram usadas lâmpadas frias de LEDs. Já nos demais recantos, a escolha foi por modelos PAR30, que ajudam no efeito de calor visual.

Setorização destacada

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Uma sala de atendimento individual foi dividida e o fechamento é uma porta de elevador antigo. Para um efeito drapeado, um tecido grosso foi usado e preso diretamente na estrutura, como visto na foto do detalhe.

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Atendimento extra


Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

A madeira da parede é de demolição e a parte inferior do bar são de antigas construções de barracões que também foram encontradas em uma demolidora. Para ampliar o visual com uso de peças metálicas, as luminárias pendentes também ganharam correntes. Este recanto com café e opções de cerveja é um suporte à mesa de sinuca (que pode ser vista na foto ao centro da página), que cria mais opções de uso do espaço, além dos atendimentos padrões de barbearia. Na parede ao fundo da pia, os azulejos com inspiração no estilo de metrô inglês são pretos.

VEJA MAIS FOTOS DO PROJETO:

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS
Foto: Omar Freitas / Agencia RBS
Foto: Omar Freitas / Agencia RBS


 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.