Interiores

Retrofit em ateliê de flores

Modernização valoriza ateliê em construção neoclássica no bairro Moinhos de Vento

05/01/2017 - 11h01min | Atualizada em 05/01/2017 - 11h01min
Retrofit em ateliê de flores Eduardo Liotti/Divulgação
Foto: Eduardo Liotti / Divulgação  

Em um espaço de 30 metros quadrados, a florista Zuca Feijó atende clientes, expõe o acervo e transforma arranjos em protagonistas de eventos e presentes especiais. Há 22 anos neste charmoso endereço do bairro Moinhos de Vento, o espaço precisava, porém, de algumas atualizações.

Casa de praia com as tendências para 2017

Dentro desta atmosfera norteada por flores de formas e aromas marcantes, o projeto de interiores dos arquitetos Rodolfo De Conto Hecher e Graziella Yllana Hecher, do escritório HY Arquitetos, deixou que o arsenal criativo da florista se destacasse e criou soluções para servirem de um eficiente plano de fundo.

– O layout estava gerando problemas na dinâmica de trabalho e na segurança, pois a mesa de atendimento e reuniões ficava em frente à porta, o que prejudicava a privacidade e a própria circulação – explica Graziella.

Alugado, apartamento de casal passa por transformações sem custos altos

Para esta solução, os móveis foram dispostos de forma periférica, todos em linhas simples e clean, deixando cores e texturas para as plantas. O piso preexistente foi lixado e ganhou o acabamento de verniz a base de água. E no forro, encontra-se uma das transformações técnicas mais importantes:

– A iluminação ultrapassada com poucos pontos e lâmpadas dicroicas acabava sacrificando muito as flores e esquentando o ambiente.

Hoje, os eletrodutos são equipados por LEDs com circuitos de cenas diurnas e noturnas. Como uma caixa aconchegante, paredes e forro foram pintados no mesmo tom concreto.

Projeto de reforma com piso de vidro com saibro para quarto de tenista

Iluminar e cuidar
O antigo forro de gesso foi retirado e, na laje aparente, os eletrodutos ganharam lâmpadas de LEDs, que não esquentam e preservam as espécies que ficam em exposição

Foto: Eduardo Liotti / Divulgação

Fundo em tom de concreto
As paredes externas estão pintadas com tinta acrílica fosca. Um grande toldo verde acompanha o matiz das portas 

Foto: Eduardo Liotti / Divulgação


 






 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.