Interiores

Apartamento pequeno e com espaço para armários e circulação

Com apenas 30 metros quadrados, imóvel conta com recantos distintos e soluções que transformam paredes em peças funcionais

19/04/2017 - 00h05min | Atualizada em 19/04/2017 - 15h27min

Ainda causa surpresa a crescente oferta por imóveis com medidas reduzidas, como este, em São Paulo, com aproximadamente 30 metros quadrados. Aos poucos, porém, ideias vão comprovando que, com estudo prévio, é possível acomodar os itens de dois moradores com número de armários e espaço para circulação satisfatórios.

No projeto do arquiteto Rodrigo Martins e da designer Mariane Cunha, do escritório Ah!Sim, uma das soluções está executada com móveis planejados.

– A maior parede do apartamento é funcional: interliga os espaços de dormir e de TV e, ao mesmo tempo, tem um bom volume de armários – explica Rodrigo.

Foto: Manu Oristanio / Divulgação

Leia mais:
Repaginada, cozinha da casa de uma chef mescla pegada industrial e design contemporâneo
Visual de tijolinhos, amadeirados e preto dispensam muitos recursos de decoração neste apartamento

Com exceção do banheiro, a unificação dos espaços é presente, setorizados apenas por uma parede que cria um limite para a cozinha. Toda a área de jantar foi deslocada para a sacada – que, embora ainda tenha as portas de vidro, tem o visual unificado com o demais cômodos por meio dos mesmos piso e paleta de cores. Também neste setor, mais armários verticais ajudam a manter a bagunça fora do alcance dos olhos: vassouras, tábuas de passar roupa e outros itens de lavanderia estão escondidos na porta que compõe com as prateleiras e o carrinho-bar.

As cores são neutras, com poucos pontos de atração, como o pufe laranja e a parede verde-escuro da TV.

– Ainda assim, optamos pela pintura, que é mais fácil de alterar caso a pessoa enjoe se comparada com um papel ou tecido – diz Mariane.

Encaixe sob medida


Foto: Manu Oristanio / Divulgação

Todo o volume dos armários planejados foi estudado para acolher a cama-baú padrão casal (138cm x188cm) e o sofá de dois lugares (150cm x88cm), em tecido de linho. Para o aconchego sobre o piso de porcelanato com placas de 60cm x 60cm, um tapete de lã foi a escolha

Ligações visuais


Foto: Manu Oristanio / Divulgação

Os padrões dos móveis são usados em todos os recantos, em nome da unidade: o amadeirado é o Cerrado, e o cinza chama-se Nuage, ambos da Todeschini. Na foto à esquerda, o armário horizontal é usado como suporte de lavanderia, com vassoura e tábua de passar roupas.

DICAS ESTRATÉGICAS 

Para evitar que os armários deixassem o ambiente com um visual pesado, a ideia foi fazer um balanço entre portas (verticais e horizontais) fechadas e nichos abertos.

Outra decisão importante, segundo os profissionais, foi a mescla de materiais. As portas com espelho também foram bem estudadas: refletem a cozinha, imprimindo uma amplitude na distância entre os recantos.

Como não foi feito forro de gesso para não extrapolar os gastos, uma ideia importante é a criação de iluminação nos móveis que permite cenários, como a corda de LEDs acima da cama.

VEJA MAIS FOTOS DO PROJETO:


Foto: Manu Oristanio / Divulgação


Foto: Manu Oristanio / Divulgação


Foto: Manu Oristanio / Divulgação
Foto: Manu Oristanio / Divulgação
Foto: Manu Oristanio / Divulgação
Foto: Manu Oristanio / Divulgação
Foto: Manu Oristanio / Divulgação



 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.