Beleza à mesa

Louças feitas pela técnica de cerâmica esmaltada

Conheça a nova linha da ceramista Vera Vignatti

17/05/2017 - 11h00min | Atualizada em 17/05/2017 - 11h00min
Louças feitas pela técnica de cerâmica esmaltada Omar Freitas/Agencia RBS
Ceramista Vera Vignatti Foto: Omar Freitas / Agencia RBS  

Quem vê o trabalho em cerâmica de Vera Vignatti pronto não imagina que a beleza das peças nasce bem antes da finalização. Há 20 anos no mercado com um ofício artesanal e árduo, como gosta de ressaltar, a ceramista ainda fala sobre o processo de produção com entusiasmo de iniciante. Também afirma sem fraquejar que jamais cansou de ser surpreendida com os utilitários de diferentes séries que saem do forno de seu ateliê, no bairro Cristal.

– É um trabalho exclusivo e exaustivo. Uma das etapas mais difíceis é a criação do esmalte, com muitos passos como queima, lavagem, compor materiais da natureza com elementos químicos... – conta ela, uma aplicada aluna das aulas de química no Liceu de Artes e Ofício, em São Paulo. 

Leia mais:
Reforma transforma área social de casa construída em 1951
Apartamento com 40 metros quadrados: veja o mix de vintage com industrial

Vera começou criando utilitários, ganhou reconhecimento no mercado com uma linha de luminárias e, nos últimos tempos, tem se dedicado às louças. Tudo começou com um trabalho sob encomenda para um restaurante paulista. Depois, veio a proposta de um estabelecimento da Capital e, quando percebeu, estava inserida no universo de panelas, pratos, bowls. O formato favorito?

– Sou apaixonada por xícaras – diz. 

Embora sempre haja uma intenção quando inicia uma peça, a ceramista sabe que suas criações também têm personalidade livre:

– São muitos processos até a finalização. Tu vais modificando o produto ao longo dos passos. E esse é o grande prazer.

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Composição com tempero
Os galheteiros não ficam de fora na linha, que conta com diferentes tamanhos de pratos, bem como souplasts e bowls para cereais

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS
Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Cores como marca
Os tons terrosos são os favoritos de Vera, que criou esse matiz de Castor. Com efeito decorativo, os espremedores também ficam expostos na parede da cozinha da profissional

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Praticidade no dia a dia
Este jogo de panelas com aproximadamente 25cm de diâmetro foi inspirado nas marmitas – o efeito sobreposto é um charme para levar à mesa, com diferentes tipos de comida

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.