Decoração

Confira dicas de especialistas para escolher tintas entre as versões mais encontradas no mercado

Cada tipo de tinta cumpre uma função diferente nos ambientes

14/07/2017 - 11h00min | Atualizada em 14/07/2017 - 11h00min
Confira dicas de especialistas para escolher tintas entre as versões mais encontradas no mercado Eucatex/Divulgação
Foto: Eucatex / Divulgação  

Com uma grande gama de produtos disponíveis no mercado e paletas de cores cada vez mais caprichadas, é difícil escolher qual tipo de tinta é o mais indicado para diferentes perfis de ambientes. Para Gregorio Bastos Alencar, gerente de produto, trade marketing e assistência técnica das Tintas Eucatex, o primeiro passo é definir todas as características do espaço para depois ir em busca do tom ideal:

– Cada produto e suas respectivas cargas de brilho exercem funções e entregam resultados diferentes.

Leia mais:
Produtos para decoração e utilitários em couro
Quarto de bebê inspirado no método montessoriano

Entre acrílica ou esmalte

Uma dúvida comum é a diferença entre a tinta acrílica e a esmalte. Segundo William Saraiva, gerente de produto da Lukscolor, a tinta acrílica é solúvel em água e seca rapidamente. Sua fórmula contém resinas acrílicas que conferem maior impermeabilidade ao produto, o que a torna eficaz para pinturas externas.

– Assim como em áreas molhadas da casa, a exemplo da cozinha e do lavabo, pois podem ser lavadas – explica.

Já a esmalte, conta Saraiva, é um tipo de tinta que não é solúvel em água e é mais indicada, portanto, para superfícies de ferro ou madeira.

Foto: Eucatex / Divulgação

A beleza do fosco
O que poucos sabem é que o fosco é indicado para superfícies com desníveis, pois esconde bem as imperfeições da parede.

Acabamento acetinado
Conta com um brilho intermediário. Também chama a atenção por ser lavável 

As três mais usadas
Semibrilho
: É o produto com maior carga de brilho entre os látex e acrílicos. Tem como principais vantagens a lavabilidade e a durabilidade. Recomenda-se o uso em paredes devidamente niveladas, pois a presença do brilho revela as imperfeições.
Acetinado: Tem brilho intermediário, porém grande poder de lavabilidade. Não revela tanto as imperfeições das paredes como ocorre com o semibrilho e também não esconde tanto quanto os produtos de acabamento fosco.
Fosco: É o produto cujo acabamento não apresenta carga nenhuma de brilho. Indicado para superfícies que se encontram desniveladas, pois esconde as imperfeições. Trata-se de um acabamento com menor poder de lavabilidade na comparação com os acabamentos citados acima.

Preste atenção: A tinta esmalte faz um tipo de película sobre a superfície e, por isso, não é indicada para o uso direto na parede, porque pode provocar bolhas ou até mesmo descarcar.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.