Arquitetura

Apartamento exalta mistura de tons, estampas e texturas 

A morada de 57 metros quadrados tem com churrasqueira e home office na sala

09/08/2017 - 14h49min | Atualizada em 09/08/2017 - 14h49min
Apartamento exalta mistura de tons, estampas e texturas  Vanessa Bohn/Divulgação
Foto: Vanessa Bohn / Divulgação  

Integrado no layout e na decoração, o projeto deste living com home office não tem vocação para a monotonia. Com 57 metros quadrados, o pequeno apê é cheio de personalidade – e de cores e estampas. Um briefing que estimulou a arquiteta Carolina Rocca.

– O casal não queria nada de conjuntinhos ou coisas que combinassem demais. Para esse efeito, parti das cores primárias em diferentes tons. Trabalhando em matizes mais claros, também é possível misturar estampas de diferentes temáticas – ensina Carolina.

Leia mais:
Conheça o projeto do centro médico que foi entregue hoje em Porto Alegre
Marcenaria em detalhes e materiais neutros em sala e cozinha de 28m²

Entre listrados, geometrias e florais, o resultado é alegre e informal. Como o marido trabalha em casa, a ideia foi aproveitar a luminosidade da sala para alocar a mesa em frente à janela, sem interferir no visual do estar. E ainda tem como vizinho um futon que serve como segundo sofá.

DICAS DE MATERIAIS
1.
Duas cores de cinza da Suvinil foram usadas na sala: o Ânfora de Prata (escuro), e Calopsita (mais claro). No quarto, o verde-claro é da paleta "Conectado", da mesma empresa.
2. As persianas rolôs são da Leroy Merlin. A cortina é um voile, mais em conta do que o linho.Móveis com desenhos mais clássicos foram incorporados ao projeto com pintura em laca, como o pé da mesa (vermelho) e uma mesinha lateral junto ao sofá (verde).
3. Na cozinha, a marcenaria vai até o teto para aproveitar bem o espaço. Para não ultrapassar o orçamento, o revestimento é melamina branca – mesmo material do móvel da TV.
4. As cúpulas da luminárias em cima da mesa de jantar e de um dos abajures do quarto (listrado) foram feitas artesanalmente.

Foto: Vanessa Bohn / Divulgação

Tapetes comandam os tons
Trazidos de São Paulo, os tapetes conduziram a escolha de outros tecidos do estar, como das almofadas e do pufe. Sofá da Oppa (com encosto baixo para não atrapalhar a visão da TV de quem está no office) e futon são de linho cru. Nos móveis, para não aumentar os custos, o visual amadeirado é da melamina

Foto: Vanessa Bohn / Divulgação

Quadro com tecido + geométrico
O tecido com a estampa chamada Bananas, da Casa Rima, foi usado no quadro. Para a parede da cozinha, as placas de 60cm x 60cm da linha Ampla Design, da Portobello, trazem geometria ao conjunto. Detalhe: o mesmo vinílico do piso está na parede da lavanderia

Foto: Vanessa Bohn / Divulgação

Música e patchwork
A colcha feita pela avó da moradora comanda os tons do quarto.O espelho foi deslocado para uma das laterais, e o criado-mudo de antiquário ganhou pintura em laca. Os nichos com efeito desencontrado ficam sobre uma sapateira de apoio

Foto: Vanessa Bohn / Divulgação
 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.