Ensino Superior

Universidades oferecem alternativas ao Fies

Veja como funcionam os programas de financiamento em algumas das instituições privadas do Estado

Por: Nathália Carapeços
30/07/2015 - 09h01min

Correção: das 9h às 13h50min, este site informou que o CredIES Ulbra era aberto a todos os alunos matriculados. No entanto, a instituições retificou a informação, ressaltando que o financiamento não inclui alunos dos cursos presenciais de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia.

Alternativa para quem tem dificuldade em pagar os estudos, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) mostrou-se instável este ano: limitação de recursos, corte de vagas, mudanças nas regras e dúvidas sobre novos contratos deixaram alunos e gestores das universidades de cabelos em pé. Depois de um primeiro semestre conturbado, o Fies abrirá inscrições para novos benefícios de 3 a 6 de agosto (fiesselecao.mec.gov.br), mas, se a vaga não for garantida, há outras opções de crédito oferecidas por instituições particulares.

No norte do Estado, por exemplo, a Universidade de Passo Fundo (UPF) criou recentemente o Plano de Apoio Estudantil (PAE). O programa começa a funcionar no segundo semestre e está com inscrições abertas.

– Os problemas no Fies fizeram muitos alunos deixar de estudar. Mais de 30% dos estudantes da UPF utilizam o benefício aqui, por isso, precisamos criar alternativas – afirma o vice-reitor administrativo da UPF, Agenor Dias Meira Júnior.

Acerto direto com a faculdade

De acordo com dados do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS), pelo menos 15 mil alunos gaúchos já foram afetados pelas alterações no Fies – hoje, a estimativa é que 95 mil estudantes utilizem o benefício no Estado. Para o processo seletivo do segundo semestre, o Ministério da Educação confirmou mais de 60 mil vagas, porém, a prioridade serão cursos específicos no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste.

– No momento em que tu tens, em um ano, a disponibilidade de mais de 700 mil financiamentos e, no ano seguinte, cai pela metade, o programa não se mostra confiável. Devemos ter pouquíssimas vagas para o Sul agora e, assim, outras oportunidades de financiamento se mostram ainda mais importantes – ressalta Bruno Eizerik, presidente do Sinepe.

Instituições de ensino têm até esta terça para aderirem ao Fies

Justiça Federal nega liminar contra novas regras do Fies

Inscrições para a segunda edição do Fies começam na próxima semana

Estudantes da PUCRS protestam contra cortes no Fies

Como opção ao Fies, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) decidiu reeditar, neste ano, o CrediUnisc – a instituição também anunciou que não vai usar o programa do governo federal no segundo semestre. Hoje, quase 50% dos alunos utilizam o financiamento público para pagar os estudos.

– O Fies deu ao estudante a possibilidade do estudo, criou uma cultura. Agora, com as limitações, deixou de ser tão atrativo aos alunos. Seria desanimador para os estudantes não enxergar uma alternativa – explica o coordenador de orçamento e finanças da Unisc Dorivaldo Brites de Oliveira.

Opções de financiamento

ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM)
O financiamento é bancário, junto ao Bradesco. A parceria foi lançada em junho deste ano.
Como funciona
O valor do semestre será financiado em 12 parcelas, período correspondente ao dobro de um semestre letivo, e as parcelas serão debitadas na conta do aluno. O estudante pode financiar mais de um semestre, e a linha de crédito está disponível para calouros e veteranos.
Quem pode participar
Alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação.
Taxas e juros
Taxa de juros de 1,20% ao mês. IOF financiado e adicionado no valor das parcelas.
Inscrições e informações
A solicitação é feita diretamente pelo site. Telefone (51) 3218-1300.

UNILASALLE
O CredIES Unilasalle é um crédito universitário disponível a partir deste semestre por conta do convênio firmado com a Fundaplub.
Como funciona
O estudante de graduação paga a metade da mensalidade durante o curso e a outra parte a partir da conclusão, de acordo com o número de semestres e créditos contratados. Em síntese, paga a metade do valor por semestre no dobro do tempo.
Quem pode participar
Matriculados nas instituições e maiores de 18 anos que cumpram requisitos mínimos, como não ser beneficiário de qualquer outro sistema de financiamento.
Taxas e juros
Taxa de administração de 0,35% ao mês, totalizando 4,2% ao ano.
Inscrições e informações
Em credies.org.br. Telefone (51) 3476-8591.

UNISINOS
A universidade utiliza o programa de crédito universitário Pravaler desde novembro de 2007.
Como funciona
O estudante contrata o valor que irá utilizar no semestre, e o pagamento ao PraValer ocorre no dobro do tempo de utilização.
Quem pode participar
Alunos regularmente matriculados em cursos presencias ou EAD da graduação.
Taxas e juros
Juros de 2,19% ao mês na primeira contratação, demais contratações com juros menores.
Inscrições
O estudante faz a matrícula e preenche o cadastro no site do Pravaler em qualquer momento do curso.
Informações
Em creditouniversitario.com.br ou pelo telefone (51) 3591-1122.

ULBRA
O CredIES Ulbra é o crédito oferecido em parceria com a Fundaplub.
Como funciona
O aluno paga 50% para a instituição de ensino e financia os outros 50%. O prazo para pagamento é o dobro do número de semestres utilizados.
Quem pode participar
Alunos matriculados em qualquer curso, exceto Medicina, Veterinária e Odontologia, e que, como requisito mínimo, possuam um fiador com renda de dois salários mínimos.
Taxas e juros
Não existem juros remuneratórios, apenas uma taxa administrativa de 0,25% ao mês, sem capitalização, totalizando 3% ao ano.
Inscrições e informações
Não há prazo. Trata-se de crédito rotativo com a possibilidade de ser requerido a qualquer momento em estudante.fundaplub.com.br. Telefones (51) 3016-6557 e (51) 3016-6558.

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL (UNISC)
O CrediUnisc existe desde 1992 e foi reeditado neste ano.
Como funciona
Beneficia os estudantes que se enquadram na renda familiar de até 12 salários mínimos, com financiamento de 50% da semestralidade. O pagamento se inicia logo após a conclusão do curso. O aluno terá o prazo de quitação equivalente ao tempo de utilização do financiamento.
Quem pode participar
Alunos de qualquer graduação da UNISC dentro dos critérios.
Taxas e juros
O saldo devedor será corrigido pelo índice INPC e será acrescida uma taxa de 2,5% ao semestre.
Inscrições e informações
Abrem nesta semana em unisc.br. Telefone (51) 3717-7436.

UNIRITTER, FAPA e FADERGS
As três instituições têm o Pravaler como financiamento.
Como funciona
O estudante contrata o valor que irá utilizar no semestre e o prazo para pagamento pode chegar a 2,5 vezes a duração do curso. Começa a pagar no primeiro mês após a contratação do financiamento.
Quem pode participar
Pode ser solicitado para qualquer curso de graduação ou graduação tecnológica das instituições.
Taxas e juros
A taxa média para a contratação do financiamento para o curso completo é 1,51% ao mês. Há um decréscimo nas taxas ao longo do financiamento. Os juros da primeira contratação são de 2,19% ao mês.
Inscrições e informações
Em pravaler.com.br. Telefone: 4020-9745.

PUCRS
Disponibiliza a seus estudantes duas possibilidades de crédito educativo: o CredPUC, criado em 1974, e o Proed, que começou em 2010.
Como funciona
— Proed: O estudante paga o curso no dobro do tempo da grade curricular, ou seja, 50% durante o curso e o restante após a formatura, no mesmo tempo da utilização do crédito.
— Credpuc: É um fundo disponível que opera como crédito rotativo para auxiliar os estudantes da PUCRS com 50% do montante das parcelas educacionais, exceto a matrícula. O estudante reembolsa o crédito no mesmo tempo da sua utilização, ou seja, se o estudante utilizou o crédito durante quatro anos, devolverá após sua formatura e no mesmo tempo os 50% de crédito usado.
Quem pode participar
No Credpuc, podem participar do processo seletivo alunos da graduação e pós-graduação, preferencialmente os que apresentarem dificuldade financeira, mas apenas após a primeira mensalidade.
A solicitação pode ser feita em qualquer momento do curso. Já o Proed pode ser solicitado desde o início do curso (para cada programa, há regramentos específicos).
Taxas e juros
O Proed não conta com juros e o custo é a atualização da parcela pela variação anual da mensalidade. Com relação ao Credpuc, também não há incidência de juros, mas o custo cobrado é a variação anual da mensalidade acrescido de taxa administrativa de 0,10% ao mês.
Inscrições e informações
As inscrições ocorrem em períodos determinados e podem ser feitas na Central do Aluno da universidade. Mais informações pelo telefone (51) 3320-3588 e pelo site.

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF)
A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a UPF lançaram, em maio, o Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF).
Como funciona
O PAE/UPF concederá 50% de crédito para ingressantes a partir do segundo semestre de 2015. Destinado a alunos cuja renda familiar bruta seja igual ou inferior a 15 salários mínimos e cuja renda per capita do grupo familiar seja de até 3,5 salários mínimos, o plano terá a duração correspondente ao número de semestres previstos para a conclusão do curso. Para manter o benefício, o aluno contemplado deve estar matriculado em no mínimo 16 créditos por semestre. Após o encerramento da utilização do plano, o aluno terá 12 meses de carência para iniciar a restituição dos valores. O estudante terá o mesmo prazo de utilização do benefício para realizar o pagamento das parcelas.
Quem pode participar
Acadêmicos matriculados nos cursos de graduação da UPF e que se encaixem nos pré-requisitos solicitados, como renda familiar específica.
Taxas e juros
Não há cobrança de juros, nem de taxa de administração. Só há o reajuste anual na mensalidade.
Inscrições
Podem ser feitas até 12 de agosto. A realização se dá após a matrícula do aluno ingressante, mediante entrega da ficha de inscrição, que está disponível na Central de Atendimento ao Aluno ou nas secretarias dos campi, além da documentação necessária.
Informações
Informações no site ou pelo telefone (54) 3316-7000.

FEEVALE
A universidade tem parceria com a Ideal Invest desde 2010, oferecendo dois modelos de financiamento de cursos de graduação e pós-graduação presenciais.
— Pravaler juro zero: a universidade custeia o total dos juros do financiamento, e o aluno paga a metade do valor das parcelas, no dobro do tempo.
— Pravaler Flex: a instituição custeia parte dos juros do financiamento, e o aluno paga a outra parte. O estudante paga 60% do valor da mensalidade no dobro do tempo.
Como funciona
As parcelas são pagas mensalmente à financeira e nunca acumulam. Assim, o estudante pode recontratar o programa todo o semestre, desde que cumpra todas as condições vigentes em contrato.
Quem pode participar
Alunos pré-aprovados na análise de crédito, que estejam regularmente matriculados e atendam às demais condições previstas.
Taxas e juros
— Pravaler juro zero: esta condição não possui juros, apenas utiliza o reajuste anual do crédito da instituição de ensino para correção dos valores devidos.
— Pravaler flex: tem taxa de juros inicial de 2,19% ao mês no primeiro semestre e, nos demais, taxa de 0,8% ao mês.
Como são as inscrições?
As inscrições são realizadas, permanentemente, por meio do site fespravaler.com.br. Caso o cadastro de crédito seja pré-aprovado, a Feevale analisa os dados acadêmicos e confirma a matrícula ao financiamento.
Mais informações
Pelo site ou telefone (51) 3586-8800, nos ramais 9030 ou 9251.

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.