
Uma mudança de escola nem sempre é motivo de alegria, pois as crianças já estão acostumadas ao ambiente, às pessoas e aos colegas, além de já terem algumas rotinas estabelecidas. Segundo a professora do curso de Pedagogia da Universidade Feevale Cristiane Vieira, é importante que os pais tenham uma conversa clara e tranquila com os filhos sobre o assunto, respeitando sua faixa etária, seu grau de maturidade e o que eles conseguem, ou não, entender.
Buscador ajuda a encontrar escolas em 40 cidades do Rio Grande do Sul
Veja recomendações de especialistas para escolher uma escola para os filhos
Confira algumas dicas da especialista de como conduzir esse processo em cada nível de ensino.
Educação Infantil
Este é um dos principais momentos do desenvolvimento da criança. É a partir da convivência e da interação entre pares que ela se apropria dos signos de sua cultura, aprende a compartilhar, se reconhece como sujeito em desenvolvimento, experiencia as possibilidades da socialização, aprende e desenvolve habilidades.
A entrada e a adaptação nesse novo espaço precisam ser dimensionadas de forma que ela se sinta segura e acolhida. A segurança e a tranquilidade dos pais, junto a um processo de adaptação que privilegie uma organização com relação ao tempo inicial de permanência - ampliado na medida em que a criança já se sente mais tranquila a adaptada à escola -, será fundamental para a imagem da instituição que ela irá construir e que pode acompanhá-la no período escolar.
Quanto mais positiva forem as referências da escola, melhor será a relação que a criança irá estabelecer com o ensino e com sua aprendizagem.
Ensino Fundamental
Valem as mesmas premissas da Educação Infantil, porém a concepção de ensino e as relações que a escola estabelece quanto ao letramento e à alfabetização precisam ser destacadas, pois é um momento importante para a criança e para a família.
As metodologias e as concepções teóricas e epistemológicas adotadas pela escola precisam estar em consonância com o entendimento da família com relação à educação.
Ensino Médio
Nesta etapa, o jovem já se encontra no momento da adolescência, tem organizado o grupo de amigos e as questões relacionadas à busca de uma identidade já começam a aparecer. Hoje em dia, o número de estímulos proporcionado pelas tecnologias da informação e comunicação, pelas formas de comunicação em rede e pelo acesso à informação e ao conhecimento pode fazer com que a escola torne-se enfadonha, por não possibilitar essa mesma interação e esse mesmo modelo de linguagem e interação.
Metodologias de ensino muito tradicionais e rígidas podem fazer com que o aluno se desinteresse pela escola e não estabeleça sentido nas questões que envolvem o conteúdo e sua própria vida.
É importante que o jovem seja ouvido em suas necessidades e que a família, que permanece tendo um papel importante de orientação e acompanhamento, possa encontrar uma escola que vá ao encontro dessas necessidades.
Nesta etapa é interessante que a escola já inicie a preparação do aluno para o mercado e para a escolha da profissão.